quarta-feira, 12 de outubro de 2011

BRASIL-ARGENTINA: NA POLÍTICA DO "UNO POR UNO", CABE ATÉ AVIÃO E BLINDADO

KC-390

Por Cesar Felício, no jornal “Valor”

“A exigência argentina de contrapartidas à importação de produtos finais não é um tema que afeta apenas guloseimas. Está presente em áreas estratégicas da relação entre o Brasil e a Argentina, com total concordância do governo brasileiro. Um exemplo é o que o ministro da Defesa, Celso Amorim, chamou de "integração binacional das cadeias industriais".

A Embraer está liderando o desenvolvimento de um avião cargueiro, o KC-390. Um acordo, de 2009, determinou que a Argentina forneça alguns componentes, entre eles o leme, para o projeto, ainda em fase de desenvolvimento.

Blindado Guarani

No início de setembro, Amorim esteve em Buenos Aires e discutiu com o ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, a possibilidade de se repetir o mesmo acerto em relação ao Guarani, um veículo blindado já em produção pela Iveco que irá substituir o Urutu no Exército brasileiro. Com a entrada de fornecedores próprios, a Argentina compraria o blindado.

O fomento à indústria é um dos eixos da política econômica e o fim do regime de licenças automáticas a diversos produtos fez com que, desde 2009, começasse a crescer o que os importadores argentinos chamam de política do "uno por uno". Ou seja: só recebe licença para importação aquele que se compromete a exportar algo, não importa o quê ou para quem.

O "uno por uno" não está no Diário Oficial: trata-se de uma recomendação feita aos importadores por autoridades do governo argentino. A "lei" não escrita fez com que importadores de produtos de grife, sobretudo no segmento de luxo, começassem a fazer acordos com produtores locais para desenvolverem produção própria que possa ser exportada.

Mas o fomento às exportações não é o principal objetivo do governo argentino. O verdadeiro alvo de políticas como a do "uno por uno" é estimular a produção interna. Em termos concretos, graças a essa política de desestímulo às compras externas o governo conseguiu, em alguns casos, fomentar processo de substituição de importações, sobretudo de produtos que requerem baixo índice de nacionalização.

Entre os seus feitos, está a reativação da produção de TVs e celulares e a implantação das primeiras fábricas de microcomputador na Zona Franca da Terra do Fogo. Entre as empresas que, recentemente, fizeram investimentos na Terra do Fogo está a Positivo, a maior fabricante brasileira de computadores, e a canadense RIM, dona da marca BlackBerry.

Computador Positivo

A mesma estratégia também é usada para produtos de uso intensivo de mão de obra e baixa sofisticação tecnológica, como calçados e têxteis. E foi intenso no segmento de linha branca. Um relatório divulgado segunda-feira pelo governo argentino apontou que 80% do mercado anual de 1 milhão de refrigeradores é abastecido com produção doméstica. Em 2003, a fatia era de 30%. O atraente mercado consumidor argentino fez com que importadores contornassem as dificuldades para as compras internacionais produzindo no próprio País, apesar de custo de produção maior.”

FONTE: reportagem de Cesar Felício, no “Valor”. Transcrita no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/3112/Brasil-Argentina---Na-politica-do--uno-por-uno--cabe-ate-aviao-e-blindado) [imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Um comentário:

SCBR - Defesa Nacional disse...

Amigo você cometeu um grande erro, este blindado da foto não é um guarani, pesquise no google!
http://www.defesanet.com.br/site/upload/news_image/2011/04/734_resize_620_380_true_false_null.jpg