quarta-feira, 16 de maio de 2012

Chomsky: FRACASSO DAS GUERRAS CONTRA O NARCOTRÁFICO É INTENCIONAL

Noam Chomsky

O intelectual estadunidense, Noam Chomsky, descreveu como “intencionais” os fracassos das guerras contra o narcotráfico aplicadas na América Latina e promovidas pelos Estados Unidos.

Durante sua intervenção no 45º aniversário da revista NACLA (North American Congress on Latin America), em Nova York, o filósofo afirmou: “o problema das drogas na América Latina está aqui nos Estados Unidos. Nós suprimos a demanda, as armas e eles (latinos) sofrem, como descreveu o jornal “La Jornada”.

É certo que durante 40 anos a guerra contra as drogas fracassou em seus objetivos declarados. Todos sabem que a prevenção e o tratamento é a forma mais eficiente de abordar o problema das drogas, e que operações no estrangeiro é a maneira mais ineficiente”.

Mencionou o caso colombiano, onde as campanhas de fumigação apenas favorecem os grandes empresários do negócio agrário e acabam com a produção de camponeses que, além disso, são obrigados a abandonar suas terras, vítimas das políticas contra o narcotráfico financiadas pelos Estados Unidos.

Alguém tem que perguntar o que está na mente dos idealizadores diante de tanta evidência de que não funciona o que dizem que estão tentando conseguir. Quais são as intenções prováveis? As consequências previsíveis são bons indicadores de efeito”, declarou.

Apesar dessas políticas falidas, Chomsky ressaltou que os “Estados Unidos já não mandam na América Latina” e acrescentou: “é preciso reconhecer que algo notável aconteceu na América Latina: os dias em que os Estados Unidos impunham sua vontade no hemisfério já estão no passado”.

Um recente caso dessa mudança no panorama da região foi a “Cúpula das Américas”, celebrada em Cartagena; evento finalizado sem a declaração política após o hemisfério se opor a Washington e Ottawa pelo bloqueio que os Estados Unidos mantêm contra Cuba.”

FONTE: site “AVN” com tradução da Redação do portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=183289&id_secao=7) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: