terça-feira, 29 de maio de 2012

DILMA DESTACA OS RESULTADOS DO “BRASIL SEM MISÉRIA”, QUE COMPLETA 1 ANO


“A presidenta Dilma Rousseff fez, segunda-feira (28), no programa de rádio ‘Café com a Presidenta’, um balanço das ações do ‘Plano Brasil sem Miséria’, que completa um ano esta semana. Segundo ela, o maior esforço foi feito para encontrar famílias com direitos a receber benefícios e cadastrá-las no ‘Bolsa Família’. Com a ‘Busca Ativa’, passaram a receber o benefício quase 700 mil famílias, que vivem no semiárido, nas grandes cidades e até nas florestas.

Essas pessoas que não recebiam benefício nenhum do Estado agora estão cadastradas e recebendo o ‘Bolsa Família’. Muitos desses brasileiros e brasileiras não tinham nem documento. Sabemos que ainda existem mais brasileiros fora do cadastro do ‘Bolsa Família’, mas nós não vamos descansar enquanto não chegarmos a todos eles”, disse.

A presidenta destacou a ação do “Brasil sem Miséria” voltada para as crianças, que é o “Brasil Carinhoso”, lançada no início deste mês. A ação visa a tirar todas as crianças de até seis anos de idade da extrema pobreza.

Para que isso seja possível, cada pessoa da família dessas crianças vai receber, no mínimo, R$ 70,00. Também vamos abrir, cada vez mais, vagas em creches para as crianças do ‘Bolsa Família’. Assim, nossas crianças serão protegidas, porque terão acesso a creches”.

PRONATEC

Na qualificação profissional, destacou a presidenta, o “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego” (PRONATEC) está oferecendo cursos de qualificação para quem recebe o “Bolsa Família”. Já são 89 mil trabalhadores matriculados em cursos como de jardineiro, de mecânico, de pintor e vários outros. Cerca de 70% das vagas, explicou, são preenchidas por mulheres, inclusive em atividades tradicionalmente dominadas pelos homens.

A população pobre do Brasil é batalhadora e quer continuar trabalhando e crescendo junto com o nosso país. São cursos gratuitos para uma população que tem baixa escolaridade, mas que quer estudar, quer aprender uma profissão e quer conseguir um emprego melhor”.

SECA NO NORDESTE

Dilma ressaltou, ainda, as ações do governo para enfrentar os efeitos da seca no Nordeste. Para 250 mil agricultores familiares, o governo tem levado assistência técnica, sementes, recursos e o “Programa de Aquisição de Alimentos”. Também foram feitas 111 mil cisternas, além do programa “Água para todos”, que tem ajudado às famílias que vivem nas regiões mais áridas e sofrem com a seca.

Estamos levando, também, para essa região do país, ações emergenciais como o ‘Bolsa Estiagem’, o ‘Garantia-Safra’ e a distribuição de água com os caminhões-pipa. Além disso, o governo federal está ajudando os estados e municípios a distribuir água através dos caminhões-pipa”.

FONTE: blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/dilma-destaca-os-resultados-do-brasil-sem-miseria-que-completa-1-ano/).

Nenhum comentário: