sábado, 26 de maio de 2012

PRIMEIRO NAVIO PETROLEIRO CONSTRUÍDO EM PERNAMBUCO INICIA OPERAÇÕES


“A Transpetro recebeu, omntem, sexta-feira (25/05), o primeiro navio construído no Nordeste para o “Programa de Modernização e Expansão da Frota” (PROMEF) da subsidiária. O João Cândido, entregue pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), partiu ontem para sua primeira operação, o transporte de petróleo produzido na Bacia de Campos para o Terminal Almirante Barroso (TEBAR), em São Sebastião (SP).

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, e o presidente da Transpetro, Sergio Machado, participaram da cerimônia, que contou também com a presença do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A indústria naval está saindo da fase de inércia. Agora, vamos cumprir o terceiro pilar desse programa, porque os dois primeiros nós já cumprimos: fabricar navio no Brasil e atingir 65% de nacionalização. Temos que estar juntos para garantir produtividade, sustentabilidade e para colocar a indústria naval brasileira no cenário mundial”, disse o presidente da Transpetro.

Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo – quase a metade da produção diária nacional – o navio João Cândido atingiu índice de conteúdo nacional de 70%, maior do que os 65% estipulados na primeira fase do PROMEF. É o primeiro navio do novo polo naval de Pernambuco, que terá, além do EAS, o estaleiro STX-Promar, também viabilizado pelas encomendas do PROMEF.

NAVIOS DO PROMEF

O João Cândido é o segundo navio do PROMEF a entrar em operação. O primeiro, Celso Furtado, foi entregue à Transpetro em novembro de 2011 pelo Estaleiro Mauá, no Rio de Janeiro  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/03/27/navio-celso-furtado-e-eleito-um-dos-mais-significativos-do-mundo/) . A próxima embarcação, a ser entregue em junho, é o navio de produtos Sergio Buarque de Holanda, também construído pelo Mauá, que concluiu com sucesso sua prova de mar no dia 16 de maio. Além do Sergio Buarque de Holanda, estão em fase de acabamento, no Estaleiro Mauá, os navios de produtos Rômulo Almeida e José Alencar.

O PROMEF JÁ ENCOMENDOU 49 NAVIOS, COM INVESTIMENTOS DE R$ 10,8 BILHÕES.

A entrega do João Cândido é mais uma prova da vitalidade do Programa, que impulsionou a reconstrução da indústria naval brasileira, após uma crise de décadas. Os estaleiros brasileiros, que chegaram a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, empregam hoje mais de 60 mil pessoas.

O setor está saindo da inércia, mas a experiência desses primeiros anos mostrou que é necessário um choque de produtividade para que possamos chegar mais rapidamente aos níveis esperados de modernidade e competitividade. Só assim a nova indústria naval brasileira será sustentável”, falou Sergio Machado.

A Transpetro lançou um “hotsite” sobre o navio João Cândido, onde é possível fazer um tour virtual pela embarcação:  (http://www.promef-transpetro.com.br/)

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/05/25/primeiro-navio-petroleiro-construido-no-nordeste-inicia-operacoes/#more-54438).

Nenhum comentário: