quarta-feira, 23 de maio de 2012

SABOTAGEM CONTRA O PAÍS


“Economistas de bancos, nariz empinado, gostam de pontificar que o corte dos juros exigido pelo governo forçará a demanda, uma irresponsabilidade heterodoxa, sublinham, que atrairá contra o país o vento frio da inflação.

Na verdade, o mecanicismo indigente vendido com soberba professoral --a mesma que jogou o capitalismo na sua pior crise desde 1929-- recobre uma perniciosa manobra perpetrada pela própria banca.

Sob pressão direta da Presidenta Dilma para cortar taxas e reduzir “spreads” -- os maiores do mundo, no caso brasileiro-- os bancos simularam adesão ao apelo oficial, depois de escaramuças em que o sindicato do setor, a FEBRABAN, e seu presidente saíram chamuscados.

Ao mesmo tempo, porém, conspiravam deflagrando um aperto no crédito e o aumento explosivo dos preços das tarifas, componentes que, juntos, mais do que anulam qualquer corte perfunctório que possam fazer nos juros. Foi o que se evidenciou na prévia do INPC para o mês de maio: a alta do índice de 0,51% foi tratorada pela explosão das tarifas da banca que subiram três vezes mais que a média dos preços: 1,66%.

Amanhã o dispositivo midiático neoliberal estampará manchetes cínicas para festejar a profecia autorrealizável. Curto e grosso, há um nome adequado para isso: sabotagem.”

FONTE: cabeçalho do site “Carta Maior” nesta 4ª feira, 23  (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: