sábado, 12 de maio de 2012

LULA RECEBE “PRÊMIO INTERNACIONAL DAS QUATRO LIBERDADES 2012” CONCEDIDO POR FUNDAÇÃO HOLANDESA

Ex-presidente Lula e a princesa Máxima. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O EX-PRESIDENTE NÃO PODERÁ ESTAR PRESENTE DEVIDO A RECOMENDAÇÕES MÉDICAS, MAS GRAVOU UM VÍDEO DE AGRADECIMENTO PELA PREMIAÇÃO

“A fundação holandesa ‘Roosevelt Stichting’ entregará neste sábado (12) o ‘Four Freedoms Awards’ (em português, “Prêmio Internacional das Quatro Liberdades 2012) para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A diretora do Instituto Lula, Clara Ant, receberá o prêmio em nome do ex-presidente que, por recomendações médicas, ainda deve evitar viagens ao exterior. Lula gravou vídeo de agradecimento ao prêmio. Estarão presentes na cerimônia a rainha Beatrix e o primeiro-ministro dos Países Baixos Mark Rutte.

Lula ganhou o prêmio, segundo a fundação, por “ter demonstrado ao longo de toda a sua vida compromisso com a justiça social e econômica, e por ter contribuído para promover clima de paz e conciliação entre as nações do mundo”.

A “Roosevelt Stichting” também afirma que Lula é inspiração à comunidade internacional por sua “ascensão da pobreza abjeta à Presidência do Brasil, e sua determinação em livrar o Brasil da extrema pobreza e da injustiça social que, por tanto tempo, flagelou seus cidadãos menos afortunados”.

A homenagem é concedida desde 1982 a pessoas e instituições que se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos. A expressão “Quatro Liberdades” se refere a um discurso proferido em 1941 no Congresso Americano por Franklin Roosevelt. Na ocasião, o presidente dos EUA disse que um mundo seguro necessitava de quatro tipos de liberdade: de opinião e expressão, de culto, liberdade das privações e liberdade dos temores.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 12 de maio em Middelburg, na Holanda. Além do homenageado principal, pelo conjunto das quatro liberdades, a “Roosevelt Stichting” concederá outras quatro medalhas:

Liberdade de opinião e expressão: Al Jazeera
Liberdade de culto: arcebispo Bartholomew I
Liberdade das privações: Ela Ramesh Bhatt
Liberdade dos temores: Hussain al-Shahristani

Saiba mais sobre o prêmio no site da Roosevelt Stichtinghttp://www.fourfreedoms.nl/.”

FONTE: Assessoria de Comunicação do Instituto Lula. Transcrito no portal do PT  (http://www.pt.org.br/noticias/view/lula_recebe_premio_internacional_das_quatro_liberdades_2012_concedido_por_f)

Nenhum comentário: