domingo, 20 de maio de 2012

EXISTEM INGÊNUOS NA POLÍTICA?

PGR Roberto Gurgel e sua auréola de santo e ingênuo

“O ingênuo Policarpo telefonou duzentas vezes ao contraventor Cachoeira para ver se ele era mesmo contraventor. Como não encontrou provas, arriscou dizer ao chefão que descobriu umas coisinhas nas conversas que poderiam limpar o país da gigantesca corrupção dos bandidos do PT. "Publique-se", disse o ingênuo chefão.

Por Izaías Almada

Minha primeira resposta à pergunta acima é dizer sim. Até para me defender de uma possível vontade de dizer não e com isso cair na generalização sobre a atividade exercida profissionalmente por milhares e milhares de vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores, ministros, juízes e até presidentes da república.

Contudo, os últimos acontecimentos políticos no Brasil provocados pela “Operação Monte Carlo” da Polícia Federal, onde se descobriu, ao que tudo indica, o ninho de um jornalismo marginal e criminoso entre nós, parecem indicar que sim: existem políticos ingênuos. Ou melhor: políticos e não só cuja ingenuidade poderá agora ser posta à prova, tendo esses a oportunidade de comprovarem a sua boa fé ou – e isso será curiosamente revelador – se usam ou usaram os seus cargos e seus mandatos ou eventuais postos de comando em determinadas situações para cometerem – sob o disfarce das leis que os protegem – crimes contra a democracia, o povo e a constituição federal brasileira.

Tomemos aqui alguns exemplos bem recentes para comprovarmos a nossa modesta tese. O caso do procurador geral da república Roberto Gurgel que, ao receber relatório da Polícia Federal da “Operação Vegas” sobre as contravenções do empresário bicheiro Carlinhos Cachoeira e que não levou à frente o processo. Ingenuidade ou o procurador compactuou com o crime organizado?

Vendo-se confrontado com a possibilidade de ser chamado a comparecer à CPMI da  Veja/Demóstenes/Cachoeira para explicar a lambança, quis dar a entender que essa possibilidade seria uma “tentativa de vingança dos que estão para responder sobre o Mensalão de 2005”. Acontece que o Mensalão de 2005, como lembra o jornalista Mino Carta, está por se provar. Mais que isso: existem indícios de que esse mesmo mensalão, que provocou uma grande CPI no Congresso Nacional, com enormes gastos para os cofres públicos, teria sido concebido no ventre de uma operação de crime jornalístico entre o bicheiro e a revista VEJA.

Demóstenes Torres e Cachoeira: também ingênuos?

O senador Demóstenes Torres, o “Catão do cerrado” (como é chamado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim), homem "íntegro e probo" até prova em contrário, está a poucas horas de depor na CPMI e ali desfazer a cachoeira de denúncias que pesam contra ele. Na sua ingenuidade, talvez, o ínclito senador Demóstenes pensou em “ajudar o Brasil a se livrar de homens corruptos”, tornando-se amigo do “empresário” Carlos Cachoeira, num claro exemplo de maquiavelismo e perspicácia política às avessas. Ou seria o contrário?

Nessa cruzada cívica, juntou-se a jornalistas experientes e também ingênuos, pois a melhor maneira de denunciar os crimes – segundo a tese desses mesmos jornalistas – é unir-se aos criminosos, nem que seja por dever de ofício. Afinal, a melhor maneira de surpreender e denunciar um crime é aliar-se ao criminoso. A tese deveria entrar no currículo das escolas como técnica de jornalismo investigativo.

Policarpo, o editor da ingênua “Veja”, e Cachoeira

A revista VEJA, "exemplo da mais cristalina ética jornalística e grande defensora dos direitos de liberdade de expressão para ela e alguns coleguinhas", escreveu numa de suas últimas capas esta pequena chamada: ‘Como Demóstenes conseguiu enganar tantos em tanto tempo?’ Quanta isenção, não caro leitor? Quanto espírito crítico... Como é que essa tribuna da liberdade de imprensa, essa luz que ilumina a escuridão no país, se deixou enganar, como todos nós, por tanto tempo? Ingênuos, talvez?...

O relator da malfadada CPI do dito mensalão, senador Osmar Serraglio, outro que deve andar com a pulga atrás da orelha, também apareceu esses dias na imprensa para defender o relatório final dos trabalhos que comandou. Claro: como explicar aos seus eleitores e ao país que Caixa 2 não é pagamento de mensalidade a deputados para votarem matérias de interesse do governo?

Como explicar que os vídeos com o funcionário dos correios recebendo propina e do funcionário Waldomiro Diniz foram manipulados para uso criminoso contra membros do governo Lula? Como admitir que fossem enganados por uma quadrilha comandada por um bicheiro e manipulados por interesses corporativos apoiados por jornalistas venais e inescrupulosos?

Ninguém gosta de admitir que foi ou é enganado, ainda mais por bandidos. São histórias que me fazem lembrar o velho e surrado golpe do bilhete premiado. A vítima, gananciosa ou ingênua, jamais se perdoará pelo papel ridículo que faz.

Nos exemplos acima citados, e em outros que poderão ser comprovados no avançar da CPMI-Demóstenes/VEJA/Cachoeira, ficamos todos com a impressão de que boa parte de nossos políticos, alguns empresários, juízes e donos dos principais meios de comunicação do país são pessoas ingênuas, crédulas nas suas próprias boas intenções e de seus pares e sócios no crime, quero dizer, no desvelo para com a Nação.

Conclusão? O ingênuo Policarpo, abençoado pelo chefão, telefonou duzentas vezes ao contraventor Cachoeira para ver se ele era mesmo contraventor. Como não encontrou provas disso, defendendo-o publicamente numa outra CPI, arriscou dizer ao chefão que descobriu umas coisinhas nas conversas que poderiam limpar o país da gigantesca corrupção dos bandidos do PT. Publique-se, disse o ingênuo chefão.

Roberto Civita, dono da Editora Abril e da Veja, ingenuamente enganado por Policarpo

Televisões ingênuas e jornais ingênuos repercutiram as conversinhas do ingênuo Policarpo com o exemplar cidadão Cachoeira e o país mergulhou num mar de lama nunca dantes visto entre nós.

Olhos atentos e nada ingênuos de homens praticantes de privatarias e outras licitações ilícitas riam-se a bandeiras despregadas, antegozando a volta ao poder. Nessa altura, centenas de milhares de ingênuos se deram as mãos no Legislativo, no Judiciário, na Imprensa, na sociedade em geral e, numa demonstração inequívoca de que somos uma nação que preza a democracia em todos os seus pormenores, julgamos e condenamos cidadãos antes que pudessem se defender.

Nada como o passar do tempo. Sempre haverá uma luz no final do túnel e com toda a certeza ela não provém da imprensa calhorda que debocha do ingênuo cidadão brasileiro, pois ingênuos somos nós, contribuintes e eleitores.

A verdadeira democracia não se compraz com a ação deletéria dos pusilânimes. Muito menos com a ação de uma imprensa que se nutre na seiva da mentira e da chantagem, de um Congresso acovardado e de um Judiciário manipulado por interesses criminosos.”

FONTE: escrito por Izaías Almada, escritor e dramaturgo. Autor da peça “Uma Questão de Imagem” (Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos) e do livro “Teatro de Arena: Uma Estética de Resistência”, "Editora Boitempo". Arrtigo publicado no site “Carta Maior”  (http://www.cartamaior.com.br/templates/analiseMostrar.cfm?coluna_id=5601) [Imagens do Google, suas legendas e aspas adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Um comentário:

Unknown disse...

Nem fonte nem comparsa, agora, talvez, mais um dos bagaços.Suponhamos que um Policarpo em algum momento, se necessário, será o boi de piranha do escândalo de um cachoeira de uma Veja. Baseado na realidade de todo empregado brasileiro em cargos de confiança em qualquer empresa, micro, pequena, média ou grande. Repito, é a realidade de todo empregado brasilerio em cargos de confiança em qualquer empresa, micro, pequena, média ou grande.
Enquanto seus patrões talvez dêm uma volta turística de carro em volta do palácio e ministérios, acompanhado de alguns ministros e quem sabe até a presidente de República.
Continuando a suposição, caso um Policarpo o boi de piranha, com certeza irá para o abate após uma vida como a maioria dos trabalhadores brasileiros viveu, acumulando sofrimentos e de bolso vázio, porque atendeu o patrão em tudo. Já o Patrão de bolso cheio, depois so sacrifício de mais um boi de piranha. Talvez mude o destino do seu passeio turístico para descansar para a próxima jogada.
Como em tudo neste país, para todos, que ou são, ou foram, ou serão laranja. Para não perderem seus empregos. Alguns com gordos salários, outros magros, mas únicos empregos. Todos sem excessão em que o brasileiro se torna dependente, e ou, mal acostumado à algum benefício que vai da sobrevivência ao mínimo básico de uma classe média que como ele para estar nela se sacrifica à tudo ou tudo. Apesar de um tanto ser fruto de seu esforço e anos dedicados à alguma função. Mesmo assim se vê obrigado à se sujeitar à todo tipo de submissão, para sustentá-lo neste espaço conquistado por direito. Se vendo obrigado como por exemplo a se manterem de bico calado para não perderem tudo. E até aceitarem serem ludibriados por presidentes de sindicatos. Quer um laranja? Vá à alguma praça pública e pregue uma placa daquelas no peito com esta oferta de "oportunidade". Que em segundos formará uma fila gigantesca, dependendo da "oportunidade oferecida" sendo você o primeiro. Mas que ao fim, comoo todas as laranjas, podres, pobres, talvez presas ou constrangidas e humilhadas, no mínimo virarão uns bagaços depois de sugados até seus fins. E os seus patrões, livres e cada vez mais ricos. Sugando laranjas frescas, até o bagaço.
José da Mota.