quarta-feira, 23 de maio de 2012

PIRATARIA DE PEÇAS DE AVIÃO: CHINA E GRÃ-BRETANHA SÃO OS MAIORES FORNECEDORES DAS FALSIFICAÇÕES

PEÇAS FALSIFICADAS CHINESAS ENCONTRADAS EM AVIÕES MILITARES DOS EUA

Depois da China, a maior fonte de peças falsificadas para aviões militares é a Grã-Bretanha.

“Um grande número de aparelhos eletrônicos chineses falsificados está sendo usado em equipamentos militares americanos. A informação foi divulgada em relatório do Senado americano.

O documento trata de investigação realizada ao longo de um ano. Durante esse período, o “Comitê do Senado das Forças Armadas” [dos EUA] descobriu que 1.800 peças falsificadas foram usadas em aeronaves militares americanas.

Das mais de 1 milhão de peças tidas como suspeitas, cerca de 70% teriam vindo da China, de acordo com o relatório. O problema foi atribuído às limitações da rede de abastecimento de peças existente nos Estados Unidos e ao fracasso chinês em conter seu mercado ilegal.

Segundo o comitê, a falha em uma peça importante pode ocasionar riscos e ameaçar a segurança nacional americana, e, além disso, acarretar custos elevados para o Departamento de Defesa.

O documento afirma que os militares americanos dependem de uma série de ''pequenos e incrivelmente sofisticados componentes encontrados em sistemas de visão noturna, rádios e aparelhos de GPS. A falha de uma única peça poderia colocar um soldado em risco”, disse o relatório.

O comitê do Senado afirmou, ainda, que peças falsas foram achadas em helicópteros SH-60B utilizados pela Marinha, em aviões de carga C-130J e C-27J e no avião Poseidon P-8A da Marinha.

Depois da China, a maior fonte de peças falsificadas para aviões militares é a Grã-Bretanha, segundo o documento.

CRÍTICAS [somente] À CHINA [não externaram reclamação à aliada Grã-Bretanha]

O comitê fez críticas à China por fracassar em conter fabricantes de peças ilegais. Os senadores disseram, ainda, que a China não concedeu vistos para os políticos do comitê que pretendiam realizar investigações no país.

"Em vez de reconhecer o problema e de tentar, de forma agressiva, interromper a ação dos falsificadores, o governo chinês tenta evitar o escrutínio", afirmou.

Mas os senadores concluíram, ainda, que programas do Departamento de Defesa, como o “Programa de Intercâmbio de Dados de Indústrias e o Governo” (GIDEP, na sigla em inglês), que visa rastrear peças falsificadas, vem "deixando a desejar".

Entre 2009 e 2010, o GIDEP recebeu apenas 217 relatos relativos a supostas peças falsificadas, a maioria deles veio de apenas seis companhias. Somente 13 relatos foram fornecidos por agentes governamentais.

O documento elogia, no entanto, o “Ato de Autorização de Defesa Nacional”, promulgado pelo presidente Barack Obama no final do ano passado para combater a entrada de peças falsificadas no país e reduzir a terceirização de componentes de fornecedores desconhecidos.

A divulgação do relatório sobre a China se dá em momento em que os Estados Unidos estão procurando intensificar sua estratégia de defesa para a região Ásia-Pacífico.”

FONTE: divulgado pela agência britânica de notícias BBC e postado no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/6118/Pecas-falsificadas-chinesas-encontradas-em-avioes-militares-dos-EUA). [Título e trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Fui ler partes do relatório e não se fica pela Grã-Bretanha... Logo a seguir os amigos do Canadá...

De resto é fácil entender o porque do faz de conta que os outros dois não existem e a ênfase na China...

Na Grã-Bretanha os "Banks To Big to Fail" JPM, GS, BoA têm sediados Balcões onde cozinham os Triliões de dólares que andam por aí no Ciber-Espaço a insuflar, pois graças às Regras da City não há limites para a alavancagem... Logo estão no Céu dos mafiosos financeiros... Logo a seguir vem a questão de que são Mercenários inseparáveis! Se EUA dizem CORTA, a G.B. diz ESFOLA... e amigos destes não convém chatear com coisas menores!

Depois o CANADÁ... Parceiro amigo do peito (e vizinhos ainda por cima) no que toca a petróleo das TAR SANDS e outras explorações no Círculo Polar, além de que é muito bom também na compra de tecnologia e material para a defesa e para dar porrada nos Canadenses quando estes se armam em manifestantes... Por isto, e provavelmente, por outros motivos menores convém apenas diabolizar os Chineses... mas não muito pois caso contrário o tiro dá meia volta e acerta em cheio nas trombas!

Unknown disse...

otempoquehadevir,
Gostei do seu trabalho de aprofundamento no tema e das informações adicionais que nos trouxe. Aumentaram nossa compreensão das cordas que movem o mundo. Obrigada. Certamente, os demais leitores também agradecem.
Maria Tereza