sábado, 19 de maio de 2012

MÍDIA FALA EM “PIZZA” PORQUE CPI CONTRARIOU OPOSIÇÃO


Por Eduardo Guimarães

“A partir de agora, mais do que nunca, o cidadão que quiser saber a quantas anda a CPMI do Cachoeira terá que se manter cético sobre a guerra de versões que se instalará. Nesse processo, devido à aliança entre a oposição e setores da imprensa, ficará mais difícil saber o que está acontecendo, mas não será impossível.

Há duas versões que a mídia demo-tucana está espalhando que pretendem jogar areia nos olhos da opinião pública. Uma delas é sobre o volume de ligações telefônicas entre o diretor da revista Veja Policarpo Júnior, o bicheiro Carlinhos Cachoeira e sua quadrilha. Os interessados em distorcer essa questão – leia-se a própria Veja – dizem, agora, que das 200 ligações do jornalista com o contraventor só teriam aparecido duas.

O jornalista Luis Nassif já tinha explicado essa questão em post, mas, em minha opinião, não foi suficiente explícito, haja vista que tenho recebido muitas consultas de leitores sobre essa questão.

Detalhe: a informação de Nassif me foi confirmada quinta-feira e passo a detalhá-la.

A informação sobre “200 ligações” entre Policarpo e Cachoeira – fora outras que o jornalista manteve diretamente com a quadrilha – é oriunda da Polícia Federal. Os grampos telefônicos captados foram armazenados em um sistema chamado “Guardião”. Esse sistema permite que pessoas autorizadas localizem conversas entre os diversos envolvidos no caso.

Como explicou Nassif e me confirmou a fonte com a qual conversei, se você faz uma busca no “sistema Guardião” pedindo um índice das conversas de Policarpo com Carlinhos Cachoeira, por exemplo, o número de resultados ultrapassa 200, sem falar nas ligações entre o jornalista e o resto da quadrilha.

Como o foco das Operações “Monte Carlo” e “Vegas” não era o jornalista da “Veja”, e até devido ao vespeiro que é mexer com a imprensa, a PF não transcreveu e separou as ligações envolvendo a “Veja”. Além disso, há forte pressão da oposição e da imprensa sobre setores da PF ligados a esse grupo político.

Aí chegamos às notícias da grande mídia sobre um “acordão” para transformar a CPMI em “pizza”. Os jornais trouxeram ontem (sexta-feira), nas primeiras páginas, alusões a isso. Quinta-feira, portais e sites na internet disseram a mesma coisa. Mas que “acordão” é esse? É para poupar a Veja? É para a Comissão não investigar mais nada?

A mídia e a oposição espalham a versão da Pizza porque a CPMI não irá convocar agora os governadores acusados de envolvimento com o esquema Cachoeira e porque restringiu ao Centro-Oeste as investigações sobre a Delta, que as mesmas mídia e a oposição querem que avancem até o Rio de Janeiro, obviamente que passando longe de São Paulo, onde a revista “IstoÉ” mostrou, recentemente, que estão os maiores negócios da empreiteira.

Aqui mesmo, no blog, vários leitores caíram nessa conversa. O mesmo aconteceu nas redes sociais Twitter e Facebook. Tem gente caindo como patinho em uma versão do interesse da Veja, da Folha, do Estadão, do Globo, do PSDB, do DEM e do PPS.

O PT e a base aliada não vão aceitar convocar Agnelo Queiróz e Sérgio Cabral simplesmente porque não há nada nas gravações da PF contra eles. O único governador realmente envolvido com o esquema Cachoeira é Marconi Perillo. E como os aliados governistas apostam que isso ficará claro ao se aprofundarem nas escutas da PF, as convocações ficaram em suspenso.

O mesmo se dá a respeito da convocação do jornalista Policarpo Júnior. O senador Fernando Collor havia feito um pedido de envio das gravações armazenadas no “sistema Guardião” que envolvam exclusivamente a “Veja” e seu jornalista. O relator Odair Cunha inclinou-se por esse requerimento, mas, diante da argumentação da senadora do DEM Katia Abreu, de que a PF enviou o lote inteiro de gravações da “Operação Monte Carlo”, Cunha aceitou barrar o requerimento de Collor.

Não acredite então, leitor, nessa conversa sobre “pizza” e “acordão”. A leitura dos grandes jornais e portais de internet está direcionada para confundir o público e gerar desânimo entre aqueles que querem ver esclarecidas as relações da “Veja” e de outros veículos com o crime organizado, sem falar no governo paralelo que Cachoeira instalou em Goiás.

A dinâmica da CPMI fará brotarem todas essas questões. É questão de tempo. A mídia joga com a ansiedade das pessoas e tenta criar um fato consumado. A investigação mal começou. Não se deixe enganar. A maioria do PT e dos seus aliados vai, sim, investigar a mídia. E parcela relevante do PMDB está indignada com a tentativa de envolver o governador Sergio Cabral.

A blogosfera irá informá-lo melhor, leitor. Neste momento, aliás, nem é preciso, pois a própria “Veja” soltou nota que termina assim: “As tentativas de intimidação [da “imprensa livre”] não devem cessar com a primeira derrota de Collor e do PT na CPI”. Essa parte é verdade. A investigação contra a “Veja” vai realmente ocorrer.”

FONTE: escrito por Eduardo Guimarães e publicado em seu blog “Cidadania.com”  (http://www.blogcidadania.com.br/2012/05/midia-fala-em-pizza-porque-cpi-contrariou-oposicao/).

Nenhum comentário: