sexta-feira, 25 de maio de 2012

Grécia: O DESESPERO DA RIQUEZA DE PAPEL


Por Saul Leblon

“A Grécia representa apenas 2% do PIB europeu; seu peso demográfico não é muito maior que isso. E, no entanto, os olhos do mundo se voltam para Atenas neste momento. Na 4ª feira, as bolsas despencaram em quase todos os mercados; o euro queimava nas mãos dos investidores; vendas maciças espremiam a cotação da moeda da UE em meio a fugas e saques de bancos, sobretudo espanhóis, entalados na pantanosa zona da insolvência.

A palavra Grécia basta para gerar calafrios nos guardiões das posições ocupadas pelo dinheiro especulativo na Europa. Ao elo mais fraco da corrente cabe, frequentemente, a distinção de expressar o esgotamento sistêmico de um ciclo. É essa lógica paradoxal que reserva ao povo grego o camarote da história, até aqui ocupado bovinamente por carcaças complacentes com os aguilhões que tangem a nação ao matadouro.

Esse tempo se esgota. A incerteza sobre o passo seguinte da história se instalou definitivamente na contabilidade fria das aplicações financeiras: as posições de hoje em euros valerão quanto amanhã? E depois de amanhã? Mas, sobretudo, e depois do dia 17 de junho?

As urnas gregas talvez derrotem os 'yes men' e tragam ao vocabulário da crise palavras como soberania, dignidade e direito ao desenvolvimento. Os correspondentes de “Carta Maior” em Paris e Berlim, Eduardo Febbro e Flávio Aguiar, constataram a diferença de tratamento dispensada a Alexis Tsipras em sua recente viagem aos centros de poder da EU.

O Syriza, a frente de esquerda antineoliberal, pode até não se sagrar vencedora na diferença apertada dos votos. Mas a blindagem desfrutada pela riqueza financeira na UE, graças à austeridade suicida imposta a povos e nações, está definitivamente comprometida. Na cúpula de 4ª feira, em Bruxelas, a França demarcou uma nova referência que implode a coesão ortodoxa, cobrando sacrifícios de quem até agora só lucrou com a moeda comum.

A Alemanha de Merkel personifica o privilégio nesse enredo de colapso e tensão. Mas a realidade que as urnas, cúpulas e ruas afrontam é mais ampla que seus personagens e ventríloquos oficiais. E é ela que se liquefaz e dissolve tudo o que parecia sólido na integração monetária européia. A Grécia tem dívidas da ordem de 400 bilhões de euros com governos, bancos e instituições. Na real, os papéis correspondentes a esses débitos não valem mais a cifra carimbada na face.

Assim como não valem o que prometem as ações de bancos que têm títulos a receber da Grécia, bem como o patrimônio de corretoras e fundos que investiram nessa rede, e assim sucessivamente. Merkel e a truculência ortodoxa formam o tampão dessa espiral dissolvente também conhecida como “deflação de ativos”.

A ruptura do tampão no caso grego pode gerar perdas em cadeia da ordem de um trilhão de euros --duas vezes o fundo de estabilização financeira reunido por Bruxelas. Mas a Grécia, e os mercados sabem disso, é só o elo mais frágil da corrente: ao quebrar, ele transfere toda a tensão da crise sistêmica para a alça seguinte. Quem será o próximo?”

FONTE: escrito por Saul Leblon no site “Carta Maior”   (http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=989).

Nenhum comentário: