quinta-feira, 31 de maio de 2012

Protógenes: “DESTA VEZ, A TENTATIVA DE BLINDAR O CRIME ORGANIZADO NÃO DEU CERTO”

Daniel Dantas e Gilmar Mendes

Do Blog do Protógenes:

AO POVO BRASILEIRO:

“Como todos e todas puderam recentemente testemunhar, o ex-presidente do STF, Sr. Gilmar Mendes, fez declarações à revista ‘Veja’, ao site ‘Conjur’, aos jornais ‘Globo’ e ‘Folha de S. Paulo’ nesta semana, repercutido em diversos meios de comunicação, envolvendo o ex-presidente Lula e também o ex-ministro Nelson Jobim. Tanto foi assim que o próprio Gilmar Mendes teve que retificar tais declarações em seguida, na ‘Rede Globo’ em 29/05.

Desta vez a tentativa de blindar o crime organizado não deu certo. Felizmente, o trabalho da CPMI do Cachoeira já transcendeu o poder de obstrução dos corruptos, corruptores e do Sr. Gilmar Mendes. Não adianta mais tentar ganhar no grito ou querer dispersar o foco objetivo da CPMI por meio de mentiras.

Convém lembrar que, há pouco menos de quatro anos, em 2008, quando o mesmo Gilmar Mendes, então presidente do STF, concedeu dois habeas-corpus em 48 horas [!!!] ao banqueiro condenado Daniel Dantas, prévia e devidamente preso por desviar bilhões de reais dos cofres públicos. Inaugurou, naquela época, o “foro privilegiado” para banqueiro bandido.

Naquele momento de crise institucional no Brasil, advindo da “Operação Satiagraha”, a falta de credibilidade na justiça brasileira foi alertada, também, pelo ministro Joaquim Barbosa, ocasião em que abriu o debate na própria corte com o ex-presidente do STF Gilmar Mendes.

Os atos incomuns praticados no STF pelo ex-presidente Gilmar Mendes tinha, então, respaldo de um superpoder judicial acima da lei e da Constituição da República. Hoje ele não tem mais. As coisas mudaram no Brasil. E continuarão mudando.

As afirmações mentirosas e criminosas dirigidas por ele contra mim serão apreciadas em instrumentos próprios e no foro adequado, registrando que não há indícios e documentos que classifiquem qualquer conduta na minha atividade como policial ou parlamentar vinculados ao esquema Cachoeira.

Talvez o destempero, nervosismo e arrogância de Gilmar Mendes se explique ao longo da CPMI do Cachoeira na ampliação da coleta de dados, documentos e informações que aprofundem as investigações com o objetivo final de revelar as infiltrações nos Poderes da República, que ameaçam o Estado Democrático de Direito.

Por isso, é bom lembrar que as mudanças abrem novos caminhos para o futuro, da mesma forma em que resgatam a memória. Assim, retroativamente, podemos desimpedir a evolução de um país que permanece obstruído por um legado de corrupção ética, moral e material. Ressalto, ao final, que a instauração da Comissão da Verdade e do Acesso à Informação dá para entender que a busca pela verdade é a ordem do dia no Brasil de hoje e de amanhã.

Observação: Nota em resposta às seguintes reportagens:

1)  http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2012/05/28/em-entrevista-gilmar-confirma-pressao-de-lula/
2)  http://www.conjur.com.br/2012-mai-27/comportamento-lula-indecoroso-avaliam-ministros-supremo
3)  http://oglobo.globo.com/pais/lula-sobre-encontro-com-mendes-meu-sentimento-de-indignacao-5049209

FONTE: escrito pelo Deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) e publicado no portal “Viomundo”  (http://www.viomundo.com.br/politica/protogenes-desta-vez-a-tentativa-de-blindar-o-crime-organizado-nao-deu-certo.html) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: