quarta-feira, 16 de maio de 2012

COMPLICA-SE A SITUAÇÃO DO CASAL GURGEL

casal Gurgel

“O delegado da PF Raul Alexandre Souza, responsável pela ‘Operação Vega’, falou à Comissão de Ética do Senado na 3ª feira e pode complicar ainda mais a situação do casal Gurgel, respectivamente o procurador-geral da República, Roberto Gurgel e a esposa, subprocuradora Claudia Sampaio.

Segunda-feira, a Polícia Federal emitiu nota em que desmente declarações recentes da subprocuradora Claudia. Ela afirmara à imprensa, na última sexta-feira, que o delegado Raul, responsável pela “Operação Vega” -investigação que em 2009 já oferecia provas da ação criminosa de Demóstenes Torres e da quadrilha Cachoeira--, teria pedido que a PGR não abrisse inquérito sobre o caso, para não atrapalhar as investigações.

O desmentido da PF reitera que houve três encontros entre o delegado e a subprocuradora; em nenhum deles Raul teria sugerido o "arquivamento ou o não envio da ‘Operação Vega’ ao STF", diz o texto.

Fica claro agora, não se trata mais de uma "acusação dos mensaleiros", como deu a entender o Procurador-Geral em recente entrevista.

O engavetamento, de acordo com a PF, foi decisão deliberada e unilateral. Ao atribuí-la a um pedido do delegado a subprocuradora, implicitamente, admite que não haveria outra justificativa para o que ocorreu. E o ocorrido adiou por três anos o indiciamento e a prisão de um grupo político-criminoso diretamente implicado nos acontecimentos que deram origem às denúncias do chamado processo do 'mensalão'. O caso envolveu o governo do PT, ex-ministros e lideranças do partido, que agora serão acusados justamente pelo Procurador-Geral Roberto Gurgel.

Quando uma sombra paira sobre a isenção, não basta emitir bordões sob medida para o desfrute da mídia conservadora. O casal Gurgel deve explicações. Não a supostos mensaleiros, mas à sociedade.”

FONTE: cabeçalho do site “Carta Maior” 3ª feira 15  (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: