quarta-feira, 10 de junho de 2015

FHC NÃO TEM CARÁTER E NÃO TEM [MAIS?] APARTAMENTO EM PARIS (Nassif)





[OBSERVAÇÃO deste blog 'democracia&política': 

É muito intrigante somente agora, depois de 12 anos que a notícia (2003) da compra do caríssimo apartamento em Paris vir sendo publicada na insuspeita mídia tucana ("Folha de São Paulo", Isto É Dinheiro" etc), que FHC aparece "indignado" contra calúnias do "lulopetismo".  

Estranho. Segundo noticiou a ultratucana "Folha" em 2011, sete anos depois da sua 1ª notícia, "FHC reconheceu oficialmente possuir o apartamento milionário" (ver imagem do texto da Folha abaixo). FHC, nem o PSDB, contestaram a "Folha" esses anos todos. Somente o jornalista Luis Nassif (ver postagem a seguir) não acreditou. Defendeu FHC, mas foi desdenhado pelo ex-presidente. 

Esses fatos curiosos provocam conjecturas: teria a compra sido efetuada por "um sócio" laranja e teoricamente não é dele? Ou o apartamento teria recentemente sido vendido (ou transferido para o tal desconhecido Jovelino "sócio de FHC"), e assim ele, agora, depois de 12 anos em silêncio sobre o imóvel (e o silêncio não é característica de FHC), pode posar de não ser o proprietário e de estar "muito indignado"?

A coluna indicada como "abaixo" pela "Folha" foi aqui omitida.

 Vejamos a seguir dois bons artigos de ontem sobre o assunto:]


FHC NÃO TEM [MAIS?] APARTAMENTO EM PARIS E NÃO TEM CARÁTER

"O jornalista [Luis Nassif] acusa ex-presidente [FHC/PSDB] de ter pedido à 'Camargo Correa' para usar dinheiro de 'caixa dois' no financiamento da tucana revista 'República', cujo estilo radical tinha o aval de FHC; "Ao se indignar com ataques que vem sofrendo da blogosfera, levantando novamente o "boato" [será] do apartamento em Paris, FHC confirma dois dados objetivos: não tem [mais?] apartamento em Paris; e também não tem caráter. Que desminta os boatos. Mas demonstrar indignação é hipocrisia"

Por Luis Nassif, no "Jornal GGN"

"Fim de governo, FHC sai com os mais baixos índices de popularidade da história. Tornou-se o saco preferencial de pancadas. Defendê-lo era tarefa inglória, mesmo para os seguidores mais empedernidos.

Viaja a Paris e um colega da [tucana] "Folha" solta o "boato" [?] de que [FHC] tinha adquirido um apartamento na avenida Foch.

Apesar de ter sido um crítico permanente de sua falta de dimensão pública, saí em sua defesa, sabendo que o apartamento em questão pertencia à família do ex-governador Abreu Sodré, sogro de Jovelino Mineiro, parceiro e sócio de FHC em alguns negócios.

A defesa quase resultou em uma briga com este meu colega de Conselho Editorial da "Folha", que divulgara o "boato".

Tempos depois, fui alvo de uma campanha difamatória da revista "Veja", bancada por Daniel Dantas, estreitamente ligado a FHC. Surpreso com a virulência dos ataques, telefonei a FHC, na esperança que jogasse um mínimo de bom senso na cabeça infame de Roberto Civita.

Sua reação confirmou tudo o que sabia de seu caráter fraco. Esquivou-se, alegando que conhecia apenas Eurípides Alcântara.

A campanha infame prosseguiu através do blog de Reinaldo Azevedo, atacando minha honra, minha família, de uma maneira vil.

Tempos depois, entendi o que um assessor do ex-senador ACM me disse certa vez, para justificar o ódio que ele tinha de FHC: "Ele fala uma coisa pela frente. A gente vira as costas e ele está falando outra e semeando intriga".

Tempos depois, fico sabendo que FHC foi o principal estimulador da mudança da linha da revista "República", criada pelo Luiz Carlos Mendonça de Barros para tentar ventilar um novo programa para o PSDB. De defensora de um novo desenvolvimentismo, tornou-se um esgoto a céu aberto, emulando "Veja" nos ataques indiscriminados a adversários.

Quando a revista entrou em crise, FHC convidou cinco presidentes dos maiores grupos econômicos do país - Itau, Santander, Camargo Correia, Andrade e Gutierrez - para bancar a revista. O encontro foi na casa de Andrea Matarazzo, no Morumbi.

Dada a palavra ao novo redator-chefe, seu discurso radical espantou de pronto os candidatos a patrocinadores. Apenas a "Camargo Correia" ousou, valendo-se de seu "caixa 2" para não deixar rastro. Mas o aval de FHC foi essencial para que o estilo esgoto passasse a ser o discurso padrão do PSDB.

Recentemente, dois funcionários do "Instituto Fernando Henrique Cardoso" foram processados por espalhar boatos contra Lula. Não eram meros blogueiros pagos, mas pessoas da sua estrita confiança.

Ao se indignar com ataques que vem sofrendo da blogosfera, levantando novamente o "boato" do apartamento em Paris, FHC confirma dois dados objetivos: não tem apartamento em Paris; e também não tem caráter.

Que desminta os boatos. Mas demonstrar indignação é hipocrisia."

FONTE: escrito pelo jornalista Luis Nassif e transcrito no portal "Brsil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/184284/Nassif-FHC-n%C3%A3o-tem-apartamento-em-Paris-e-n%C3%A3o-tem-car%C3%A1ter.htm). [Título, aspas e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].


COMPLEMENTAÇÃO 

COM ATRASO DE 12 ANOS, FHC DESMENTE SER DONO DE APARTAMENTO EM PARIS



"Como é comum em FHC, ele colocou a culpa em Lula por uma afirmação de Jânio de Freitas [da tucana "Folha"] jamais desmentida", escreve Paulo Nogueira, do "Diário do Centro do Mundo". O jornalista lembra que "gente próxima de FHC vive espalhando calúnias sobre Lula, mas isso não o impediu de dar uma lição de moral e posar de vítima do 'lulopetismo'"

Do "Brasil 247"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desmentiu hoje, com "atraso de doze anos", a informação publicada por Janio de Freitas na [tucana] "Folha", em 2003, de que seria dono de um apartamento na Avenida Foch, em Paris, diz Paulo Nogueira, diretor do "Diário do Centro do Mundo".

"Como é comum em FHC, ele colocou a culpa em Lula por uma afirmação de Jânio de Freitas jamais desmentida", escreve o jornalista, que lembra ainda que "gente próxima de FHC vive espalhando calúnias sobre Lula, mas isso não o impediu de dar uma lição de moral e posar de vítima do 'lulopetismo'".

Na nota divulgada na terça-feira 9, o ex-presidente tucano afirmou ser "estranho" que o assunto reapareça neste momento, justo quando o ex-presidente "Lula e sua turma mergulham na corrupção que promoveram no país".

Nogueira escreve ainda sobre o argumento de FHC de que o apartamento é de "um sócio seu em negócios". E critica a postura de políticos brasileiros de mamarem em amigos ricos. Para o jornalista, o tucano mostra estar "desconectado da realidade".

Leia aqui a íntegra:

A discussão que realmente importa no caso do apartamento de Paris atribuído a FHC. 

Por Paulo Nogueira



Cadê a "simplicidade"!

A discussão em torno do magnífico apartamento de Paris que seria ou não de FHC é rica em reflexões paralelas.

FHC, com atraso de doze anos desde que Jânio de Freitas [da tucana "Folha de São Paulo" lhe atribuiu a posse do apartamento na "Folha", desmentiu ser dono.

Como é comum em FHC, ele colocou a culpa em Lula por uma afirmação de Jânio de Freitas jamais desmentida.

Gente próxima de FHC vive espalhando calúnias sobre Lula, mas isso não o impediu de dar uma lição de moral e posar de vítima do “lulopetismo”.

FHC, no desmentido, mostra estar desconectado da realidade. Diz que a “vilania” é velha, e afirma que não sabe por que o assunto voltou agora.

Na verdade, o apartamento nunca saiu de cena. A única novidade, desde a afirmação de Jânio de Freitas, é que FHC, enfim, se manifestou.

Ele diz que o dono é "um sócio seu em negócios". Inimigos dizem que esse "sócio" é um laranja, mas, no caso específico do apartamento, eu fico com a opinião de Nassif: FHC não é o dono.

Mas, e aí é que o debate fica interessante, FHC desfruta do melhor dos mundos: usa o apartamento como se fosse dele, e não tem que lidar com coisas desagradáveis como cuidar das contas, pagar imposto territorial, fazer reformas.

Para que ser dono?

Para passar aos herdeiros? Ora, eles podem se virar sem isso, certamente. Com as palestras, FHC amealhou um bom patrimônio, e isso sem contar pensões.

Melhor ter um apartamento à disposição em Paris do que ser proprietário de um, com certeza.

Mas, e do ponto de vista ético?

Tenho um bom metro: você pode imaginar Mujica usando um casarão de um amigo em Paris?

Presidentes brasileiros parecem que se lambuzam no poder com a proximidade de amigos, ou pretensos amigos, ricos.

Algumas semanas atrás, foi patético ver Lula e Dilma no casamento-ostentação de um médico alpinista que corteja o poder desde o general Figueiredo.

(Esse médico é um dos caciques do "Incor", hospital que está convidando as pessoas para presenciar uma palestra do líder de um dos grupos que lutam pelo impeachment de Dilma.)

Compostura, senhores, compostura.

Ninguém morre se não voar em jatos ou helicópteros particulares cedidos por “amigos”, ou se não passar finais de semana em casas cinematográficas situadas em praias particulares.

A mensagem que esse tipo de conduta passa à sociedade ajuda a manter no abismo o prestígio dos políticos.

Numa antiga reportagem da revista "IstoÉ Dinheiro" sobre a “Paris de FHC”, publicada logo depois de ele deixar o Planalto, o apartamento era citado.

Mas lateralmente.

O maior encanto de Paris, para FHC, era poder andar pelas ruas sem ninguém aborrecê-lo.

Ele poderia ter isso sempre em Paris – a privacidade – sem ter que mamar num amigo rico.

O espírito do tempo, tão bem captado por Mujica e pelo Papa Francisco, clama por simplicidade. (Francisco voou para o conclave que o elegeu na classe econômica. Até Brad Pitt e Angelina Jolie estão usando econômica.)

Mas a elite dos políticos brasileiros, e FHC está longe de ser exceção, vive num universo paralelo, de fausto deslumbrado – e, pior, "emprestado".

FONTE da complementação: do jornalista Paulo Nogueira. fundador e diretor editorial do site de notícias e análises "Diário do Centro do Mundo". Transcrito no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/184293/DCM-com-atraso-de-12-anos-FHC-desmente-ser-dono-de-apartamento.htm)  e  (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-real-discussao-que-importa-em-torno-do-apartamento-de-paris-atribuido-a-fhc-por-paulo-nogueira/). [Aspas acrescentadas por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: