terça-feira, 9 de junho de 2015

"Jornalista do "El País": IMPRENSA BRASILEIRA, QUE BOICOTA LULA, É "SAFADA"




IMPRENSA BRASILEIRA, QUE BOICOTA LULA, É "SAFADA"

"Rapaz, imprensa brasileira é safada, em todos os sentidos, mas principalmente nesse: Lula foi homenageado como o cara que combateu a fome no mundo, elogiado até na casa das desnecessidades, e não sai uma vírgula no Brasil: bando de imprensa safada", protestou o jornalista Xico Sá, no Twitter. No fim de semana, Lula foi qualificado como "o maior e mais apaixonado lutador contra a fome no mundo" pelo norte-americano Kenneth M. Quinn, que foi embaixador dos EUA e hoje preside a "World Food Prize Foundation", instituição cujo trabalho é premiar os indivíduos que contribuíram significativamente para o combate à fome no planeta.


Do "Brasil 247"

O jornalista Xico Sá protestou contra o boicote da imprensa brasileira ao ex-presidente Lula, que foi homenageado como o maior lutador contra a fome no mundo, neste fim de semana, em Roma. 

"Rapaz, imprensa brasileira é safada, em todos os sentidos, mas principalmente nesse: Lula foi homenageado como o cara que combateu a fome no mundo, elogiado até na casa das denecessidades, e não sai uma vírgula no Brasil: bando de imprensa safada", escreveu ele no Twitter.

No fim de semana, Lula foi qualificado como "o maior e mais apaixonado lutador contra a fome no mundo" pelo norte-americano Kenneth M. Quinn, que foi embaixador dos EUA e hoje preside a "World Food Prize Foundation", instituição cujo trabalho é premiar os indivíduos que contribuíram significativamente para o combate à fome no planeta."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/184163/Xico-S%C3%A1-imprensa-brasileira-que-boicota-Lula-%C3%A9-safada.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

Xico Sá é o novo colunista de "El País"


                      Xico Sá

"Cinco meses depois de deixar a [tucana] "Folha de S.Paulo", Xico Sá volta ao posto de colunista, agora na edição brasileira do [jornal espanhol] "El País", onde estreou na sexta-feira (6 de março). O cearense do Crato escreve semanalmente sobre “suas três paixões”: política, futebol e amor.

Com 30 anos de experiência em redação diária, Xico usou esses meses sabáticos para revisitar clássicos da Literatura, como contou em entrevista ao próprio "El País", e gravar o "Saia Justa Verão", ao lado de Du Moscovis, Leo Jaime e Dan Stulbach, para o "GNT". E não deixou as redes sociais de lado. A interação com seus leitores via twitter e facebook segue firme, forte e polêmica – como sua saída da [tucana] "Folha".

Era outubro de 2014, véspera de eleições presidenciais quando a "Folha de S.Paulo" decidiu não publicar um texto em que Xico abordava a timidez dos jornais em tomar uma posição política [que confessasse o evidente engajamento do jornal pela volta ao poder no Brasil do "mercado" financeiro internacional, da direita, via PSDB]. 

Vetado do caderno de Esporte, o texto "Fla x Flu eleitoral" – publicado posteriormente na coluna "Ombudsman", de Vera Guimarães Martins – defendia que os jornais brasileiros deveriam ter uma postura mais parecida com a de jornais norte-americanos, que declaram seus candidatos [pelos quais constroem as notícias]. Xico declarou seu voto em Dilma, o texto não foi publicado e ele pediu demissão. A "Folha" alegou que o texto feria a política do jornal, segundo a qual os colunistas devem evitar fazer proselitismo eleitoral [exceto se for contra o governo PT e a favor dos tucanos e da direita internacional, o que é incentivado pelo jornal]."

FONTE da complementação: do "Jornal Agora"  (http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1&n=70077). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

Van Dantas disse...

Nossa imprensa é manipuladora, faz o jogo dos grandes, morrem de medo de serem demitidos, não vêm eles que sugestionando o povo estão prejudicando o país, É uma imprensa fajuta, que não tem vida própria, falam o que mandam, não diz a verdade e sim mtas mentiras. É mto sensacionalista e antinacionalista, comem no prato dos E.U.A, vão se ferrar bando de antipatriotas.

Unknown disse...

Ao Van Dantas,
Infelizmente, acho que você esta 100% com razão.
Maria Tereza