sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PT AVISA À OPOSIÇÃO: "NÃO CUTUQUEM A ONÇA COM VARA CURTA!"



Petistas avisam oposição: “não cutuquem a onça com vara curta

Por Eduardo Guinarães em seu "Blog da Cidadania"

"A oposição deu mais um passo rumo ao golpismo contra a presidente Dilma Rousseff e apresentou na última terça-feira, na Câmara dos Deputados, questão de ordem do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) pedindo que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se posicione sobre procedimentos ligados a eventual impeachment.

Cunha disse que a questão de ordem não será deliberada imediatamente.

Todavia, após essa manobra – considerada ilegal pelos governistas, pois a questão do impeachment não constava da Ordem do Dia e tampouco há processo algum instalado –, o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e o deputado do PT gaúcho Paulo Pimenta reagiram com dureza.

Para quem reclama de “inação” do PT, Pimenta e Guimarães produziram um alento. Desfiaram todo um rosário de acusações contra os partidos de direita, uma avalanche de acusações iguais ou mais graves do que as que povoam a blogosfera política de esquerda.

Pimenta chegou atacar até o editorial da "Folha de São Paulo" do último domingo, que deu ultimato à presidente da República. E disse que faltava “moral” à oposição para pedir o cargo de quem quer que fosse.

Guimarães foi ainda mais duro. Disse que está instalada uma “guerra política” e travou, junto com o deputado Orlando Silva (PC d0 B – SP), duro embate com Jair Bolsonaro (PP-RJ) dizendo que ele “serviu” e “continua servindo” à “ditadura militar”.

Bolsonaro retribuiu com gestos obscenos. Em Plenário!

A partir deste momento, o [Blog da Cidadania] passa a acompanhar mais de perto a Câmara dos Deputados. Ali começa a ser instalado um processo golpista que, pela forma como vem sendo conduzido, baterá de frente com a Constituição, por certo levando ao Supremo Tribunal Federal qualquer decisão que for tomada naquela Casa.

Ressalte-se que, com a chegada de Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki e Luiz Edson Fachin ao Supremo, a possibilidade de se repetir episódio como o do julgamento do "mensalão" [o do PT, pois o do PSDB foi enterrado] foi fortemente reduzida. Além disso, o tom dos governistas – além de Pimenta e Guimarães, Jandira Feghali e Orlando Silva, do PC do B, se posicionaram – promete um PT muito menos compassivo daqui em diante.

Diante disso, o [Blog da Cidadania] produziu vídeos com os “melhores momentos” da reação governista contra o avanço do golpismo no Congresso Nacional. Outros virão, pois agora é hora de ficarmos todos 'De Olho na Câmara'.

Ocorreu, enfim, a tão esperada reação do PT – talvez tardia, mas, aparentemente, à altura do avanço golpista que começou a ocorrer na Câmara dos deputados – e dos aliados nessa sessão tumultuada naquela Casa.

Se continuar nesse tom, o partido levantará a militância. Até porque, deputados citados a convocaram para a “guerra”. Confira, abaixo, os vídeos da reação governista ao golpe.

José Guimarães e Paulo Pimenta:


Jandira Feghali e Orlando Silva:


FONTE: escrito por Eduardo Guinarães em seu "Blog da Cidadania"  (http://www.blogdacidadania.com.br/2015/09/petistas-avisam-oposicao-nao-cutuquem-a-onca-com-vara-curta/).

Nenhum comentário: