sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

JORNAIS EUROPEUS ACREDITAM NA PERMANÊNCIA DE DILMA




Do site "Radio France International (RFI)

Jornais europeus apostam na permanência de Dilma na presidência

"Repercutiu com muito destaque nos sites dos principais jornais da Europa na quinta-feira (3) a abertura de um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, aprovado pelo presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha. A maioria dos diários defendeu a chefe de Estado e se posicionou contra a possibilidade de Dilma deixar o cargo.

Para o jornal espanhol "El País", o processo vai mergulhar o país ainda mais na incerteza e no desgoverno. "A crise política que se apoderou do Brasil, além das contínuas e quase diárias revelações de corrupção de deputados, banqueiros e empresários, repercute automaticamente na já agonizante economia", publica.

Já o diário francês "Le Monde" diz que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, agiu por vingança pessoal: "Membro do PMDB, principal aliado do governo na coalizão governamental, Cunha está envolvido no escândalo de corrupção da Petrobras. A justiça também descobriu diversas contas na Suíça cujos beneficiários seriam ele e sua família. Sua última esperança residia no apoio do PT, que ele fazia de refém ameaçando com o processo de impeachment".

Para o vespertino, o lançamento do impeachment vai agravar uma crise política e econômica na qual o Brasil se afunda a cada dia mais. "A crise econômica alimenta a tensão social e a insatisfação da opinião e reforça a crise política e institucional, incendiando as posições de uns e outros. O conflito de poder entre o executivo e o legislativo atrasa a resposta à recessão e tende a aprofundar e prolongar", escreve "Le Monde".

O britânico "The Guardian" diz que a presidente Dilma começou a luta pela sua sobrevivência política no primeiro processo de impeachment no país em mais de 20 anos. O jornal destaca a reação indignada da chefe de Estado em relação à decisão de Cunha. "The Guardian" diz que talvez Dilma tenha votos para se manter no cargo, mas a batalha entre duas grandes lideranças políticas vai piorar o cenário de um país que enfrenta a pior recessão desde a Grande Depressão, nos anos 1930.

O italiano "Corriere della Sera" escreve que o caminho para a destituição da presidente está livre. Além do crime de responsabilidade fiscal, o diário italiano indica que a denúncia também é de desvio de recursos públicos para a campanha presidencial do ano passado. Segundo o diário, o processo será longo e complexo."

FONTE: do site "Radio France International" (RFI). Transcrito no "Jornal GGN"  ( http://jornalggn.com.br/noticia/na-europa-jornais-acreditam-na-permanencia-de-dilma).

Nenhum comentário: