quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

PARA REQUIÃO, O IMPEACHMENT NÃO PASSA



      Senador Roberto Requião (PMDB-PR)


Para Requião, o impeachment não passa

"Não tem cabimento um impeachment por causa de frustração de metas fiscais, diz Requião. FHC e Itamar Franco enfrentaram o mesmo problema.

Do "Jornal GGN"

Não se deve julgar o estado de espírito da Câmara pela votação que derrubou a liderança do PMDB e a composição da comissão que analisará o pedido de impeachment. A opinião é do senador Roberto Requião (PMDB-PR).
A bancada de Eduardo Cunha é de 80 a 100 deputados que foram financeiramente amparados por ele nas últimas eleições. Esse grupo foi engrossado por parlamentares descontentes com a maneira como as articulações foram conduzidas pelo Ministro Jacques Wagner, da Casa Civil. Junto com as lideranças da base, pegaram a lista de parlamentares contemplados com cargos para definir as indicações sem consultar a base parlamentar. Foi o que deflagrou a rebelião.

Não significa, porém, que todos esses parlamentares votariam a favor do impeachment. A reação foi contra a forma de seleção.

Além disso, mesmo que passe na Câmara, o impeachment não passa no Senado. Assim, o que a oposição busca é a sangria contínua, visando desgastar o governo e pressioná-lo via ampliação da crise econômica.

Não tem cabimento um impeachment por causa de frustração de metas fiscais, diz Requião. Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco enfrentaram o mesmo problema com frustração de receitas. Itamar chegou a pagar despesas sem dispor do decreto legislativo. A meta não é punitiva. O que a Constituição faz é a chamada obrigatoriedade negativa: não pode votar leis que comprometam a meta.

Na opinião de Requião, o PMDB “não é essa coisa terrível que falam”. A base não é ruim, diz ele. Quando a cúpula tentou emplacar a tal "Agenda Brasil", de cunho neoliberal, Requião insurgiu-se, discursou contra, seu filho foi indicado para a comissão que estudava o projeto, e as ideias acabaram não passando."


FONTE: do "Jornal GGN". Transcrito no site "Carta Maior"  (http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Para-Requiao-o-impeachment-nao-passa/4/35154).

Nenhum comentário: