domingo, 6 de março de 2016

MORO COMETEU CRIME. NÃO ESTÁ ACIMA DA LEI. DEVERÁ SER JULGADO




[OBS deste blog 'democracia&política': A foto acima sugere pensar: a que ponto afagos no ego manipulam as pessoas!

"MORO COMETEU CRIME". NÃO ESTÁ ACIMA DA LEI. NÃO É INTOCÁVEL.

Já foram  transcritos neste blog vários artigos com suspeitas de que Moro e sua equipe estejam a soldo da Rede Globo 
e de outros órgãos da mídia, a qual, por sua vez, é instrumento do grande capital financeiro internacional, especialmente o de sede nos EUA. Como ele mesmo apregoa, ninguém é intocável e acima de qualquer suspeita. 

Portanto, Moro e sua equipe devem ser investigados, inclusive pela entrega antecipada à imprensa, graciosamente ou não,  de documentos sigilosos do Estado, crime claro na Lei]. 

Até Presidente da OAB, de direita, denuncia: Moro cometeu crime

Do "O Cafezinho":



"Condução coercitiva é uma violência que apenas se aplica se o cidadão se negar a comparecer diante do juiz.

É o que dizem todos os juristas, e aos quais agora se soma o presidente da OAB, Carlos Lamachia.

Espera-se que, diante tantas ilegalidades, que não acontecem apenas nesse caso, mas em toda a condução da Lava Jato, a OAB não se curve às pressões golpistas e não entre na onda do impeachment.

Se a OAB se curvar ao golpe, estará repetindo o mesmo erro que cometeu em 1964, quando a entidade participou das marchas coxinhas da época e apoiou a derrubada de Jango.

Lamachia é uma figura não apenas "conservadora", mas submissa à mídia, reflexo dos tempos sombrios em que vivemos, sempre à beira de um golpe midiático-judicial.

Mas a ilegalidade cometida sexta-feira por Sergio Moro contra Lula deve ter gerado uma pressão tão grande da comunidade jurídica, que Lamachia não teve outra alternativa a não ser fazer uma dura denúncia contra Sergio Moro.

Ou talvez Lamachia, mesmo sendo um conservador, cultive princípios democráticos que o permitam superar preconceitos políticos e defender inclusive cidadãos que pensam diferente.

Afinal, é o que se espera de juristas, à direita e à esquerda, num regime democrático: que defendam princípios democráticos e a Constituição.

A entrevista de Lamachia, como se esperaria de uma figura pusilânime em relação à mídia, é cheia de não-me-toques e ambiguidades; obviamente ele tem medo de que sanha golpista-midiática se volte contra ele.

O golpe em curso, como se sabe, é baseado no medo, em especial dos assassinatos de reputação perpetrados pela imprensa, aos quais se seguem uma perseguição penal sem compromisso com fatos ou provas.

Algumas afirmações de Lamachia, porém, foram bastante duras:

"Sem a negativa [do cidadão], a condução à força é desnecessária".

"combate à corrupção deve ser feito com respeito à Constituição e às leis do país."

"Não se combate o crime cometendo outro crime, que é o descumprimento das leis. "



Abaixo, o artigo completo publicado no "Conjur".

COMUNICAÇÃO PRÉVIA

Condução coercitiva só vale se há recusa em colaborar, diz presidente da OAB

Por Tadeu Rover, no Conjur.

"Após a conturbada condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, declarou que esse tipo de medida é admitido apenas quando há intimação prévia para o cidadão comparecer e caso ele se recuse a depor. "Sem a negativa, a condução à força é desnecessária", afirmou à revista eletrônica "Consultor Jurídico".

Lamachia ressaltou que não poderia comentar o fato concreto envolvendo Lula, pois não analisou os autos. Também disse que o combate à corrupção deve ser feito com respeito à Constituição e às leis do país.

"Não se combate o crime cometendo outro crime, que é o descumprimento das leis. Contudo, sem conhecer os detalhes do processo, não é papel da OAB aplaudir ou criticar caso específico. Todos devem ser investigados quando houver motivo, mas dentro da lei", complementou.

Para Lamachia, "Estado de Direito significa que a lei vale para todos, para os investigados, independentemente de posição social ou política, e para as autoridades que estão investigando", pois ninguém está acima da lei. [...]

FONTE: escrito por Tadeu Rover, repórter da revista "Consultor Jurídico". Transcrito por Miguel do Rosário no seu blog "O Cafezinho"   (http://www.ocafezinho.com/2016/03/05/ate-presidente-da-oab-de-direita-denuncia-moro-cometeu-crime/). [Título e observação inicial entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: