quinta-feira, 19 de junho de 2008

INFLAÇÃO: NOVA CRISE?

Segundo a Folha de S. Paulo de hoje, no artigo “Lula avalia novas medidas contra inflação", de de Kennedy Alencar e Guilherme Barros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria discutido hoje pela manhã, com a equipe econômica e conselheiros informais, medidas de controle do gasto público e de restrição à expansão do crédito, para tentar evitar que a inflação deste ano ultrapasse o teto da meta oficial do governo.

“No atual modelo, a meta de inflação é de 4,5%, mas há uma margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo a fim de acomodar imprevistos. No ritmo atual de inflação, há o risco de a inflação superar o teto da meta, de 6,5% neste ano, o que Lula quer evitar.”

Toda a imprensa brasileira faz há muitos dias um grande alarde sobre o dito retorno da inflação, notícias que induzem, realmente, muitos novos aumentos nos preços.

Sobre o assunto, selecionei um irônico, porém lúcido, texto do jornalista Paulo Henrique Amorim publicado ontem no seu blog “Conversa Afiada”. Tanscrevo, omitindo os links do texto original:

NÃO DÊ BOLA PARA O PiG: A INFLAÇÃO NÃO É GALOPANTE

“Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista”.

A "crise" da Denise Abreu não colou. "Só o PiG leva a Denise Abreu a sério". "Denise Abreu não é Roberto Jefferson".

O PiG está sem crise. Que crise? Qualquer crise. Aquela crise terminal, que derrubará o presidente Lula.

Então, o PiG inventou a "crise" da "inflação galopante". A "inflação" que contaminou até as águas do Lago de Genebra.

Não entre em pânico. Contenha-se. Não leve o PiG a sério.

Faça como os cem diretores e economistas das cem maiores instituições financeiras do Brasil, que, toda semana, depositam seus prognósticos sobre a economia na pesquisa "Focus", do Banco Central.

Não é o pessoal da CUT nem da Força Sindical.

São a cabeça coroada dos bancos, numa pesquisa para o Banco Central. (Delfim Netto até acha que essa pesquisa exagera, para forçar o Banco Central a aumentar os juros.)

Na Focus da segunda feira passada, a previsão para o IPCA – inflação oficial do Brasil – era de 5,8% para 2008.

O sistema de metas do Banco Central – se este sistema, bolado pelo Farol de Alexandria [FHC], funciona como deveria, é outra discussão – prevê um centro de meta em 4,5%. Com uma variação de dois pontos para cima e para baixo.

Assim, tudo estará NORMAL se a inflação cair para 2,5% ou subir para 6,5%.

Para isso, funciona o sistema de metas: ele comporta uma variação em torno de um centro, para evitar isso que o PiG quer provocar: o caos!

Por precaução, na última reunião, o Banco Central aumentou a taxa de juros Selic.

E o Governio Lula apertou o cinto e ampliou o objetivo do superávit fiscal.

Para o ano que vem, os irresponsáveis e subversivos dirigentes das maiores instituições financeiras do país prevêem que a inflação ficará em 4,63%.

Que crise? O PiG precisa arrumar outra, urgente.

Que tal a da Alstom?

Que tal a da Yeda Crusius?

Que tal a do Metrô de São Paulo, em que morreram sete pessoas e o laudo IPT responsabiliza os empreiteiros e a omissão do Metrô?

Na verdade, crise é o que não falta. Só que do lado errado ...”

Nenhum comentário: