quarta-feira, 20 de julho de 2011

DILMA ENQUADRA O SETOR DE ETANOL (PRIVADO)


SE A ANP NÃO AGE, DILMA ENQUADRA O SETOR DE ETANOL

Da Agência norte-americana Reuters [transcrito e comentado no “Tijolaço”]

“A presidente Dilma Rousseff decidiu reduzir a quantidade de etanol que é adicionada à gasolina no Brasil, como parte dos esforços para controlar a inflação, disse uma fonte do governo à Reuters na segunda-feira (18).

O aumento nos preços do álcool [o qual, no Brasil, é produzido pelo setor privado, que sempre visa o máximo lucro], em sintonia com a alta do açúcar no mercado internacional, tem sido um dos principais fatores responsáveis pela elevação da inflação acima da meta oficial [e dos preços da gasolina no mercado brasileiro].

O álcool continuou caro apesar da entrada da nova safra, e essa tendência deve se manter porque a previsão do setor é de que a safra de cana de 2011/12 no centro-sul do Brasil apresente um declínio pela primeira vez em uma década.

Atualmente, a gasolina vendida nos postos brasileiros recebe 25 por cento de álcool anidro. Dilma cogita reduzir esse percentual para 18 ou 20 por cento, segundo essa fonte. A decisão deve ser oficializada ainda neste mês, com a implementação em agosto.

O efeito dos preços do etanol tem sido muito negativo para a inflação e para as expectativas inflacionárias (…), e a presidente decidiu agir”, disse essa fonte, que pediu anonimato.”

Tijolaço: "Como se vê, depois de esperar ação da ANP [Agência Nacional de Petróleo], a Presidenta teve de agir. Porque lá na ANP, pressa, mesmo, só para licitar mais áreas para as multis explorarem petróleo.”

FONTE: reportagem da agência norte-americana de notícias Reuters transcrita no blog “Tijolaço”, de Brizola Neto (http://www.tijolaco.com/se-a-anp-nao-age-dilma-enquadra-o-setor-de-etanol/) [trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: