segunda-feira, 25 de julho de 2011

LULA RECEBE MAIS TRÊS TÍTULOS DE DOUTOR HONORIS CAUSA


Lula recebe três títulos de ‘Doutor Honoris Causa’. Agora, em Pernambuco

“Três universidades pernambucanas outorgaram títulos de ‘Doutor Honoris Causa’ ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (22). As deferências foram feitas pela Universidade de Pernambuco (UPE), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Durante a cerimônia, que ocorreu no teatro Santa Isabel, em Recife, Lula se revelou emocionado. “Vocês não podem imaginar o que ele significa para um pernambucano retirante como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador da educação”, disse.

O título de ‘Doutor Honoris Causa’ é concedido por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de diploma universitário, mas que tenham se destacado em determinada área por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Com os três títulos recebidos na sexta-feira, Lula completa cinco ‘Honoris Causa’. O primeiro foi outorgado em janeiro pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Em março, mais um diploma foi concedido pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

RECONHECIMENTO

No documento que justifica a concessão do título, a UFPE destaca: “Com sua travessia política persistente e com o olhar voltado para o coletivo, Lula protagoniza ação instituinte na construção de alternativas para o nosso País, na reformulação de projetos, na comunicação dos saberes, dialogando com as experiências da vida, ressignificando a própria história nacional.”

Em nota divulgada pela UFRPE, o reitor Valmar Corrêa de Andrade diz que o título outorgado reconhece “o valor deste mérito ao cidadão pernambucano que, com hombridade e competência soube reconstruir com honradez um novo Brasil.”

Na UPE, a decisão de homenagear Lula foi aprovada por unanimidade no ‘Conselho de Gestão Acadêmico e Administrativo’ do campus da instituição em Garanhuns.”

FONTE: publicado no site ‘Instituto Cidadania’ e transcrito no portal do PT  (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/nacional-2/homenagem:-lula-recebe-tres-titulos-de-doutor-honoris-causa-em-pernambuco-74801.html) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: