quarta-feira, 18 de março de 2009

ACIDENTE DA GOL: OS AMERICANOS FORAM OS CULPADOS

Logo após o acidente com o avião da GOL, com a morte de todos os seus 154 passageiros e tripulantes, o jornal Folha de São Paulo publicou artigo incriminando o Presidente Lula como o assassino culpado. Era ano eleitoral, e o jornal estava fortemente engajado na candidatura de Alkmin, do PSDB.

Sobre esse acidente, o jornalista Paulo Henrique Amorim, em 21 de novembro, escreveu em seu site: “No “caosaéreo” da Gol, quem se notabilizou na campanha para derrubar o Presidente Lula foi a “colonista” Eliane Catanhêde [da Folha], que demonstrou especial inclinação por defender os coitadinhos dos pilotos americanos, que, aparentemente, não ligaram o transponder porque estavam entretidos num videogame.”

Agora, saiu essa notícia abaixo transcrita, da Agência Folha, em Cuiabá, que li no UOL. Será que a Folha pedirá desculpas a Lula?

Vejamos a seguinte reportagem:

SISTEMA ANTICOLISÃO DO LEGACY ESTAVA DESLIGADO AO COLIDIR COM BOEING DA GOL, DIZEM RELATÓRIOS

Representantes dos familiares de vítimas do acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, ocorrido em setembro de 2006, entregaram nesta terça-feira ao Ministério Público Federal de Mato Grosso dois relatórios de perícia que, segundo eles, reforçam as acusações contra os pilotos do jato, os americanos Joseph Lepore e Jan Paladino.

DESTROÇOS DO AVIÃO DA GOL QUE FAZIA O VÔO 1907 CAÍRAM EM ÁREA DE MATA FECHADA; OS 154 OCUPANTES DO BOEING MORRERAM

Segundo os documentos, o sistema anticolisão --o chamado TCAS-- do Legacy estava desligado desde o início da viagem, em São José dos Campos (SP).

O aparelho alerta e orienta o piloto sobre a manobra a ser realizada para desviar de outro avião também equipado com o TCAS.

"Essa conclusão reforça a primeira acusação do MPF, a de que os pilotos atentaram contra a segurança de voo", afirma o advogado Dante D'Aquino, da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907.

Os pareceres são baseados, segundo D'Aquino, no conteúdo da caixa preta do jato. Foi contratado um perito aeronáutico para fazer o trabalho.

Os resultados foram apresentados hoje, em uma reunião fechada com a procuradora da República Analícia Ortega Hartz Trindade, responsável pelo recurso à decisão da Justiça Federal de Sinop (500 km de Cuiabá), que absolveu de algumas condutas os controladores de voo e os dois pilotos.

Em nota enviada pela assessoria, a procuradora disse que os pareceres serão enviados para a Justiça Federal em Sinop (MT) e juntados ao processo para análise do juiz. Ela não quis comentar o conteúdo dos pareceres.

A reportagem entrou em contato com o escritório que faz a defesa dos pilotos, mas o advogado não ligou de volta até a conclusão desta edição.”

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