domingo, 7 de março de 2010

AS ELÉTRICAS PRIVATIZADAS APAGAM A SUA LUZ

"A “eficiência” privada apaga a sua luz

Ainda na Folha de hoje (07/03)– e não foi colocado na internet – há um elucidativa matéria sobre as razões das constantes quedas de energia que se registram em todo o país. Temporais, calor, tudo isso evidencia que as redes de distribuição estão mal conservadas e sobrecarregadas. E a reportagem deixa clara a origem disso: as distribuidoras cortaram os investimentos: nas seis com piores indicadores, este corte chegou a 30%.

Olhe o gráfico ao lado e veja os níveis a que se chegou em algumas distribuidoras, embora todas tenham reduzido os investimentos.



É evidente que as empresas dizem que não é bem assim, e que a Aneel, de novo e de novo, diz que vai multar pesadamente as empresas, multas que elas pagam, é claro, com o dinheiro do consumidor. E as ameaçam, agora, com a “nova” regulamentação que faz com que os consumidores lesados sejam diretamente indenizados, na proporção do tempo em que cada um ficou sem energia.

E não aparece um repórter para perguntar o óbvio: quem vai controlar isso? O consumidor? A Aneel? Vão instalar “apagômetros” nos relógios?

A tal “nova” regulamentação – que já existia – já tem mais de três meses. Aposto que a luz já apagou na sua casa. Assim como aposto que não deram um centavo de desconto na sua conta."

FONTE: publicado hoje (07/03) no blog Tijolaço, de Brizola Neto.

Nenhum comentário: