sábado, 27 de março de 2010

"AVIÃO BRASILEIRO É O MELHOR DO MUNDO", DIZ DONO DA AZUL


Avião brasileiro é "o melhor do mundo hoje", diz dono da Azul

O avião brasileiro é “o melhor do mundo hoje”, diz David Neeleman, fundador da Azul Linhas Aéreas, empresa de baixo custo. Sua companhia usa aeronaves da Embraer, que ele diz preferir à Boeing e à Airbus.

Em entrevista exclusiva ao UOL Economia, realizada na sede da Azul, em Alphaville, na Grande São Paulo, Neeleman conta, entre outros temas, como funciona a política de baixos preços e custos reduzidos da companhia aérea e revela o que a empresa leva em conta na hora de compor o preço da passagem. Veja a entrevista nos vídeos abaixo.

O alto custo das passagens aéreas no Brasil foi um dos principais atrativos para a criação da Azul Linhas Aéreas, diz o empresário. “Nos EUA, ninguém anda de ônibus, porque o avião é barato. Achamos que podíamos fazer isso aqui”, afirma.

Ele disse que a falta de concorrência evitava inovação entre as empresas, referindo-se às duas maiores companhias do mercado brasileiro –Gol e TAM.

Entre outros temas, Neeleman explica como funciona a política de baixos preços e custos reduzidos da companhia aérea e revela o que a empresa leva em conta na hora de compor o preço da passagem. O executivo também faz um balanço do primeiro ano da empresa, que tem 2,2 milhões de clientes, 1.600 funcionários e 15 aeronaves que voam para 20 cidades.

A entrega da primeira aeronave nova de fábrica ocorreu em 11 de dezembro de 2008 e foi batizada “Tudo Azul“. No dia 15 de dezembro daquele ano, dois voos inaugurais foram realizados.

O primeiro, AD 4064, decolou de Viracopos, Campinas, com destino a Salvador. O segundo, AD4062, voou de Campinas a Porto Alegre. Nas semanas seguintes, o número de voos entre essas cidades foi gradativamente aumentado, com a chegada de novas aeronaves.

Neeleman afirma que gosta de risco, mas não pensa em abrir o capital da empresa. Mesmo sem presença na Bolsa, a expectativa é fazer com que a Azul se torne ainda maior. Até o fim deste ano, a empresa deve atingir 40 municípios. Até 2012, a Azul espera servir as principais cidades brasileiras, com uma frota de jatos Embraer 190 e Embraer 195.

Neeleman, que também é fundador da Jet Blue, nasceu no Brasil. Ele morou em São Paulo até os cinco anos, quando voltou para os Estados Unidos com os pais e por lá ficou até os 18 anos. Veio novamente para o Brasil em missão religiosa, período de dois anos no qual trabalhou em função dos pobres, no Nordeste brasileiro."

FONTE:
reportagem de Anne Dias publicada hoje (27/03) no portal UOL.

4 comentários:

Probus disse...

Fico irado, deveria ter linhas com Turbo-Hélices também.

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Eu também. A EMBRAER deve estar arrependida de ter fechado a linha de produção dos EMB 120 Brasília. Com algumas modificações e atualizações tecnológicas, esse avião continuaria muito vendido.
Maria Tereza

Probus disse...

Oi Maria Tereza, com paciência, dá para assistir e até mesmo, gostar: Vídeos:

01) Dois caças (também usados pela FAB) e o F-18 Hornet;
02) Willian Waak, pilotando um lendário MiG-29 soviético;
03) Primeiro vôo do MiG-29OVT ou MIG-35 que está concorrendo no “FX-2” indiano (MMRCA);
04) SU-35BM ou SU-30MKI indiano;
05) SU-35BM em manobras radicais;
06) MIL MI-24 Hind, versão anterior e inferior ao MI-35 que o Lula comprou;
07) SU-37 Terminator = SU-35BM, o caça que o BraZil não quis;

Mirage III, F/A-18C Hornet and F-5 Tiger II. (Switzerland Air Force)
http://www.youtube.com/watch?v=NByG8Mrjixo

Apresentador Willian Waack pilota Mig-29 na Ucrânia
http://www.youtube.com/watch?v=sh_eqSFr1J0

The Russian MiG-35
http://www.youtube.com/watch?v=KG_EgwoEQdk

Sukhoi Su-30 MKI - waltz in the sky
http://www.youtube.com/watch?v=-hq_RTaThNI

Sukhoi Destruidor
http://www.youtube.com/watch?v=5TGTcWmx8BU&feature=related

MIL MI-24 Hind dance Remixed
http://www.youtube.com/watch?v=WqWGE5fJwtc

Sukhoi Su-37 "Terminator" Pt. 2
http://www.youtube.com/watch?v=_tP8vYpcyl8

E estes caças poderiam ser fabricados no BraSil...

Probus disse...

Oi Maria Tereza, enquanto o "SUSPEITO e SINISTRO do Robert Gates ingerência no BraZil... o Putin age em Cuba, no Chile, na Venezuela e na Bolívia. E o próximo, é o Dmitri que vai estar por aqui e em Buenos Aires...

"É sempre uma boa chance para Putin demonstrar aos Estados Unidos que temos muitos amigos no mundo inteiro", disse Fyodor Lukyanov, editor da revista Russia in Global Affairs.

Putin visita Venezuela esta semana e negocia novos acordos com Chávez

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/100331/mundo/mundo_russia_putin_venezuela

Putin visita Venezuela esta semana e negocia novos acordos com Chávez

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/03/31/putin-visita-venezuela-esta-semana-e-negocia-novos-acordos-com-chavez.jhtm