quarta-feira, 3 de março de 2010

A ESPIONAGEM DO GOVERNO DOS EUA NOS E-MAIL E BUSCAS GOOGLE

"Google teria acordo com governo dos EUA

LIGAÇÕES PERIGOSAS

Empresa negocia troca de informações com agência federal de vigilância eletrônica, afirma jornal "Washington Post"

As manobras comerciais do Google geram reações iradas da concorrência e de governos, mas o que mais atinge e preocupa diretamente os internautas e os defensores das liberdades civis são as ações da empresa que ameaçam a privacidade.

O desastrado lançamento do Google Buzz foi apenas o caso mais recente.

A grande polêmica atual veio com a divulgação, no mês passado, pelo "Washington Post", de que o Google está negociando um acordo de troca de informações com a NSA (National Security Agency) -a agência federal norte-americana de vigilância eletrônica.

As conversas teriam começado após o ataque de hackers chineses ao Google, que reagiu ameaçando deixar a China caso a censura (com a qual havia concordado) não fosse banida.

A outra parte da reação foi negociar com a NSA -responsável pelo Programa de Vigilância de Terroristas e pela interceptação, sem autorização judicial, de telefonemas e e-mails após o 11 de Setembro.

Oficialmente, as partes não comentam. Extraoficialmente, ambas dizem que a negociação não inclui compartilhar dados dos usuários, mas apenas analisar as redes do Google e suas aparentes fraquezas.

O temor de que a relação vá mais longe persiste. O Epic (Electronic Privacy Information Center), uma organização de interesse público, entrou com um pedido oficial de informação para saber da NSA quais são suas relações com o Google.

"É um acordo secreto que pode impactar a privacidade de milhões de usuários do Google e de seus produtos no mundo todo", disse Marc Rotenberg, diretor-executivo do Epic.

"A NSA é parte das organizações militares e sua missão prioritária é espionar. Imagine se ela tiver acesso a suas buscas no Google e a seus e-mails também?", escreveu Anthony Romero, diretor-executivo da Aclu (American Civil Liberties Union).

FONTE: reportagem de MARCO AURÉLIO CANÔNICO publicada hoje (03/03) na Folha de São Paulo [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: