sábado, 27 de março de 2010

UCRÂNIA CONDECORA FIDEL E RAÚL CASTRO POR AJUDA APÓS CHERNOBIL

Por sugestão do leitor "Probus" (Eugênio) reproduzo a seguinte interessante notícia da Folha Online, publicada hoje (27/03) no portal UOL:

"Ucrânia condecora Fidel e Raúl Castro por ajuda após Chernobil


O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, condecorou o ex-presidente de Cuba Fidel Castro e seu sucessor, Raúl, pela ajuda dada às crianças vítimas do acidente nuclear em Chernobil.

Segundo um comunicado divulgado neste sábado pela Presidência da Ucrânia, Fidel recebeu a Ordem ao Mérito em primeiro grau e Raúl, a Ordem de Yaroslav o Sábio, também em primeiro grau.

Cerca de 23 mil menores receberam tratamento médico no centro de reabilitação cubano de Tarará após o acidente nuclear mais grave da história, ocorrido em 1986 na usina de Chernobil.

Segundo cálculos de especialistas ucranianos, o acidente matou mais de 100 mil pessoas em Ucrânia, Rússia e Belarus, número que organizações ambientalistas, como Greenpeace, elevam a 200 mil."

4 comentários:

Probus disse...

Pois é Maria Tereza, o que ninguém comenta é que a Ucrânia é um PARCEIRÃO comercial e tecnológico nosso, são ELES que estão em Alcântara... E a Ucrânia voltou aos braços da Moscovo.

E, QUERO VER A CARA DO DEM, agora:

Presidente Chávez anuncia visita de Putin a Venezuela na próxima sexta-feira

"Estamos esperando o primeiro-ministro russo, nosso amigo Vladimir Putin, nesta sexta-feira. Devemos muito a ele, assim como ao presidente Dimitri Medvedev", afirmou Chávez em uma coletiva de imprensa que participou junto ao presidente equatoriano, Rafael Correa.

- - - -

Acho tão estranho, o Japão negocia com o Irã via DUBAI, ninguém reclama!

O Putin negocia com o Irã na CARA do mundo, ninguém reclama com o Putin, reclama do Irã.

O Putin negocia com o Chavez e com os Castros, o mundo, cala pro siberiano e, desconta no bolivariano e no povo cubano...

O Putin negocia 12 Reatores Nucleares com a Índia, quem paga o pato é o Irã.

Só falta o Putin apoiar sanções contra os aiatolás...

Só falta Hu Jin-Tao, que vive de sugar o óleo iraniano, apoiar sanções também.

Ou então... o sinistro Netanyahu.

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
'Sinistro' é muito elogio para ele...
O PSDB e DEM sempre pareceram seguir, sem contestar, as diretrizes de Washington. Por mais que elas sejam explícita e ridiculamente hipócritas e de fins maléficos. Se é para atacar a Venezuela e o Irã, porque têm petróleo e Chávez e Ahmadinejad não são tão servis como queriam, nossa grande mídia e os demos e tucanos obedecem aos EUA.
Maria Tereza

Probus disse...

Oi Maria Tereza,

É por isso que eu fico chateado... Vovó mentiu para mim, os russos não comem criancinhas!!

Os siberianos são CONFIÁVEIS parceiros e são RENTÁVEIS. Diferente das sangue-sugas históricas que povoam nossas esquinas.

E o Putin está devendo um tal de S-300, um sistema de mísseis anti-aéreos e uma Usina Nuclear para o Irã...E ele vai honrar o compromisso já assumido.
O que tem por aí é hipócrita, "qualidade" esta, que não condiz com Moscou.

E vejo com esperança o fim da HIPOCRISIA...

Liga Árabe quer nova estratégia para Israel e Irã

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, afirmou durante uma reunião de cúpula do grupo na Líbia que as negociações de paz no Oriente Médio não podem ser um "processo sem restrições" e instou as lideranças da região a elaborar uma nova estratégia para pressionar Israel.

No início deste mês, as nações árabes abriram as portas para que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, participasse de negociações de paz indiretas com Israel, intermediadas pelos EUA. Posteriormente, no entanto, eles ameaçaram retirar o apoio às negociações devido aos anúncios do governo israelense de que pretende construir em áreas que os palestinos querem reivindicar para a formação de um novo Estado.

No discurso de abertura do encontro de dois dias, na cidade líbia de Sirte, Moussa ainda incitou as 22 nações a engajar o Irã nas discussões do bloco. Segundo ele, seu plano para estreitar os laços com o Irã deve envolver a criação de um fórum de cooperação regional e de resolução de conflitos, incluindo a Turquia e o Irã, duas nações não árabes.

A proposta de Moussa poderia minar os esforços norte-americanos e israelenses de isolar Teerã, em meio ao receio de que o país desenvolva armas atômicas. Além disso, coincide com os pedidos dos Estados Unidos e outros países ocidentais para aumentar as sanções ao Irã, por causa de seu programa nuclear. "Eu percebo que alguns estão preocupados com o Irã, mas é precisamente por isso que precisamos do diálogo", disse Moussa.

A iniciativa de se aproximar de Teerã sugere que as nações árabes estão cada vez menos dispostas a se alinhar com a estratégia norte-americana para o Irã, se perceberem que não terão uma contrapartida nos esforços de paz do Oriente Médio.

- - - -

Olha o Dmitri trabalhando caladinho...

Rússia ajuda vítimas do terremoto no Chile

http://port.pravda.ru/news/russa/21-03-2010/29112-russia_chile-0

Probus disse...

"A Ucrânia é um grande produtor de fertilizantes e o Brasil um grande importador. Aí se abre um possível caminho de negociação, não só para baixar os custos dos fertilizantes no Brasil, que já é interessante para a nossa agricultura, mas também para vender os nossos produtos lá.

A Ucrânia é um grande produtor de aço.

Também há outra área estratégica que o Brasil já tem uma cooperação com a Ucrania que é a produção de insulina. Aos poucos estão se abrindo varios caminhos de aproximação e intercâmbio entre os dois países.

http://ptcuritiba.org.br/noticias/viagem-de-lula-a-ucrania-repercute-na-comunidade-ucraniana-paranaense/