quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NÃO HAVERÁ REVELAÇÕES DA “WIKILEAKS” CONTRA A DIREITA E TUCANOS


NO BRASIL, A EXCLUSIVIDADE E O DIREITO DE “SELECIONAR” DADOS FORAM CONCEDIDOS PELA 'WIKILEAKS' AOS JORNAIS (e TVs) TUCANOS “FOLHA” E “GLOBO”.

Em consequência, como procedimento já tradicionalmente adotado pela ‘grande’ mídia brasileira, haverá censura, omissão, “maquiagem” ou abafamento de notícias que prejudiquem a direita e seu braço político no Brasil (PSDB/DEM/PPS), bem como haverá defesa, respeito e simpatia aos interesses de Israel e dos “conservadores” (ultradireita) dos EUA
.

Vejamos a seguinte reportagem da “Folha”:

FOLHA TEM ACESSO A TODOS TELEGRAMAS SOBRE O BRASIL

De Brasília

A Folha passará a publicar nas próximas semanas novas reportagens que terão como ponto de partida telegramas produzidos por diplomatas dos Estados Unidos sobre o Brasil.

Os documentos confidenciais foram obtidos pela organização não governamental ‘WikiLeaks’.

A Folha publicou com exclusividade durante a semana passada reportagens usando 24 telegramas da diplomacia americana, sobre temas como terrorismo e a licitação de caças da Aeronáutica.

Agora, o jornal teve acesso completo a todos os 2.903 documentos que mencionam o Brasil e foram produzidos aqui ou no Departamento de Estado norte-americano, em Washington.

O WikiLeaks já repassou os dados à Folha para que as informações possam ser mais bem processadas e reportagens mais completas possam ser realizadas.

O objetivo do jornal é utilizar o conteúdo dos telegramas diplomáticos como ponto de partida para eventuais reportagens, ‘quando houver interesse público e jornalístico’.

ACORDO

As condições principais impostas pelo WikiLeaks para repassar os telegramas são as seguintes:

1) que a ONG seja mencionada como fonte das informações;

2) que o jornal use 'critérios jornalísticos' e verifique de forma responsável cada telegrama antes de publicá-lo de maneira a não colocar a vida de alguém em perigo;

3) que os telegramas sejam divulgados na íntegra após a publicação das reportagens.

O próprio WikiLeaks também divulgará todos os documento de maneira aberta em seu site depois de as reportagens serem publicadas.

A Folha não tem obrigação de publicar reportagens nem de utilizar todos os documentos recebidos.

A utilização dos documentos obedecerá 'critérios jornalísticos', sem a interferência do WikiLeaks.

PUBLICAÇÕES

No Brasil, a exclusividade de acesso aos telegramas que vazaram e foram obtidos pelo WikiLeaks será da "Folha" e do jornal "O Globo", do Rio de Janeiro.

No exterior, cinco publicações tiveram acesso aos dados globais (cerca de 250 mil telegramas): os jornais "The New York Times" (Estados Unidos), "Le Monde" (França), "El País" (Espanha), "The Guardian" (Reino Unido) e a revista "Der Spiegel" (Alemanha).”

FONTE: “Folha.com” e portal UOL (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0712201018.htm) [título, imagem e introdução colocados por este blog]

2 comentários:

Miguel disse...

Apelo ao Voto em Branco...

Para acabar com as politiquices...

Apelo ao Voto em Branco

Votem e Divulguem...

Unknown disse...

Miguel,
Na minha opinião, o voto em branco não serve como demonstração de contrariedade aos candidatos. Também, não beneficia o candidato que estiver com mais votos, nem o que estiver perdendo. Ele não tem qualquer efeito sobre a eleição (lei Nº 9.504). Portanto, creio que a melhor opção é escolher bem e votar.
Maria Tereza