quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ONU: EUA E ISRAEL ISOLADOS EM VOTAÇÕES SOBRE ORIENTE MÉDIO


“Estados Unidos e Israel ficaram quase sozinhos em seu voto negativo contra seis resoluções aprovadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas, sobre várias questões relacionadas com o conflito no Oriente Médio. Os documentos tratam do comitê para o exercício dos direitos inalienáveis do povo palestino (112 votos a favor, nove contra e 54 abstenções) e da Divisão da Secretaria de Direitos dos Palestinos (110 a favor, 9 contra e 56 abstenções).

Os outros se referem ao Programa Especial de Informações sobre a Questão da Palestina (167 a favor, 8 contra e 2 abstenções), a solução pacífica da questão da Palestina (165 a favor, 7 contra e 4 abstenções) e os casos de Jerusalém (166 a favor, 6 contra e 4 abstenções) e do Golã sírio (118 a favor, 7 contra e 52 abstenções).

Em todas as votações realizadas terça (30/11) no plenário do fórum máximo da ONU, as delegações dos EUA e de Israel votaram negativamente, com o apoio escasso das Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru e Palau.

Enquanto isso, a Austrália se uniu a Washington e Tel Aviv em quatro das resoluções, o Canadá o fez na mesma quantidade, mas em diferentes textos, e o Japão e a Nova Zelândia apenas em uma, também diferentes.

A partir de ângulos diferentes, todos os documentos exigem a retirada de Israel de territórios palestinos ocupados, o fim da construção de assentamentos nessas terras e o cumprimento das resoluções das Nações Unidas sobre o Oriente Médio.

Reafirmam ainda os direitos inalienáveis do povo palestiniano, incluindo a auto-determinação, um dos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas.

O claro isolamento dos EUA e de Israel evidenciado terça-feira, na Assembléia Geral, recorda o registrado há um mês no mesmo fórum, quando o órgão máximo da ONU aprovou uma resolução de repúdio ao bloqueio dos EUA contra Cuba.

Naquela ocasião, o documento de rechaço ao cerco dos EUA à ilha do Caribe foi apoiada por 187 países com os únicos votos contrários dos Estados Unidos e de Israel e as abstenções das Ilhas Marshall, Micronésia e Palau.

Foi a 19ª vez que as Nações Unidas condenaram por maioria esmagadora, e às vezes, quase por unanimidade, o bloqueio econômico, financeiro e comercial que os Estados Unidos mantém contra Cuba há quase 50 anos.”

FONTE: divulgado no site da “Prensa Latina” e transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=142694&id_secao=9).

Nenhum comentário: