quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

WIKILEAKS: JOBIM ATACA VENEZUELA PARA FAZER MÉDIA COM TIO SAM


“Segundo informações do ‘Wikileaks’ divulgadas terça-feira (30), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ao ex-embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, que o governo brasileiro se preocupa com possibilidade de a Venezuela “exportar instabilidade” na região.

Jobim afirmou ao embaixador Sobel que o governo brasileiro compartilha da preocupação do embaixador sobre a possibilidade de a Venezuela exportar instabilidade. Ele acredita que Chávez esteja exibindo poder militar para ofuscar problemas internos”, afirma o documento, com data de 2008.

Em outro telegrama, com data de 25 de janeiro de 2008, o mesmo Sobel relata que, dias antes, Jobim teria citado o então secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, em uma conversa. Segundo o documento, "Jobim disse que Guimarães 'odeia os EUA' e trabalha para criar problemas na relação [entre os dois países]". Em nota, o Ministério da Defesa nega a declaração atribuída ao ministro.

O ministro da Defesa, que veio do ninho tucano e era amigo pessoal de FHC (a cujo governo serviu) e de José Serra, ficou mal na fita. O ministro desmentiu o ‘Wikileaks’, mas foi o primeiro a tomar tal atitude, pois nem mesmo as autoridades norte-americanas negaram a autenticidade dos documentos divulgados pelo site.” (...)

[OBS: O texto continua transcrevendo artigo de Leandro Fortes [o mesmo da postagem acima, neste blog, intitulada ‘JOHNBIM’, O MINISTRO X-9.”]

FONTE: portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=142668&id_secao=1) [Imagem do portal “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim].

Nenhum comentário: