sábado, 15 de janeiro de 2011

BANDA LARGA NO BRASIL DÁ UM SALTO DE 71%


“A grande vedete digital este ano, no Brasil, promete ser a banda larga, com conexão fixa e móvel. Em 2010, foram ativadas 14,2 milhões de novas conexões à internet em alta velocidade, um crescimento de 71% sobre a base de clientes de 2009. Até o fim de dezembro, existiam no país 34,2 milhões de acessos fixos e móveis. Os dados foram divulgados em 13 jan pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

O número de conexões via banda larga fixa passou de 11,4 milhões para 13,6 milhões entre dezembro de 2009 e o fim do mês passado, um aumento de 20%. Já o número de acessos 3G (telefonia móvel de Terceira Geração, com uso em smartphones e modems) subiu de 8,7 milhões em 2009 para 20,6 milhões.

Espera-se um novo salto para este ano. Os motores da expansão da conexão em alta velocidade à internet serão a popularização dos smartphones (aparelhos como o iPhone e o BlackBerry, cujos preços vêm caindo), a entrada da Nextel no mercado nacional de 3G e a abertura do setor de TV por assinatura a empresas de telecomunicações.

O acesso em alta velocidade à internet se tornou prioridade para empresas e países em todo o mundo. As estimativas do Banco Mundial apontam que, nas nações de renda média e baixa, o crescimento econômico pode ser acelerado em mais de 1% se a densidade de banda larga aumenta 10%.

Os serviços de banda larga já são oferecidos em regime de competição em 1.059 cidades, onde moram 68% da população brasileira. Nesses municípios, pelo menos duas empresas prestam o serviço.

Ainda assim, é pouco. Por isso, serão duas frentes de expansão da banda larga. As operadoras trabalharão para transformar o que atualmente é um nicho de mercado em serviço básico. Isso significa investir em aparelhos mais baratos e numa rede mais moderna. O governo, por sua vez, terá de ampliar a infraestrutura.

É neste sentido que começará a ganhar as ruas o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), operado pela Telebrás, um dos projetos prioritários na agenda da presidente Dilma Rousseff. O cronograma, que atrasou, prevê a conexão à rede de banda larga estatal das cem primeiras cidades até 30 de abril.

GOVERNO PRETENDE POPULARIZAR BANDA LARGA

Ao longo do ano, serão atendidas 1.163 cidades no total. A proposta do PNBL é reduzir em cerca de 70% o preço médio cobrado pelo serviço atual no país, e atender 88% da população até 2014.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já deixou claro que tem pressa em massificar a banda larga no país. Ele pretende que os preços cobrados pela conexão básica, em torno de R$60 hoje, caiam para R$35 até meados deste ano.

Com menos de 15 dias no cargo, Paulo Bernardo já se reuniu com provedores de internet e dirigentes da Telebrás para buscar fórmulas de barateamento de custos. Ele também manteve contatos com secretários estaduais da Fazenda na tentativa de cortar impostos do setor, o que terá repercussão no preço cobrado do consumidor.

Outro incentivo à ampliação da oferta de banda larga - e ao barateamento do serviço - será a alteração da legislação da TV por assinatura. Com a unificação das regras para as diferentes tecnologias da televisão paga, quando for aprovado o projeto de lei 116 (antigo PL 29), será liberada a presença das operadoras de telefonia neste setor. A expectativa é de que a proposta seja aprovada logo no início da legislatura, em fevereiro.

Com a aprovação do PLC 116, o Brasil terá um novo quadro competitivo. O Grupo da América Móvil, que controla a Claro e a Embratel, poderá incorporar a Net e se consolidar como o líder em TV por Assinatura no Brasil, com 54,6% dos acessos. Telefônica, Oi e GVT estão também se preparando para entrar no mercado, construindo redes de acesso banda larga e oferecendo pacotes.”

FONTE: publicado no jornal “O Globo” e transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=145482&id_secao=6)[imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: