sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PACTO TUCANO PARA ESCONDER CORRUPÇÃO E NÃO PREJUDICAR ALKMIN


PACTO DE 2006 ADIOU [ABAFOU] INVESTIGAÇÕES CONTRA CUNHADO DE ALCKMIN

“O Estado de S. Paulo”

“Um pacto entre políticos de Pindamonhangaba, no Vale do Paríba, para blindar a candidatura presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB) em 2006, teria retardado o início de investigações sobre o escândalo que envolve Paulo Ribeiro, o Paulão, cunhado do atual governador, em esquema de tráfico de influência e corrupção.

O documento subscrito por 11 vereadores da cidade diz expressamente que o prefeito João Ribeiro (PPS), apadrinhado de Alckmin, teria se comprometido a "tomar providências" sobre denúncias de desvios na administração "após as eleições".

O texto foi redigido em 27 de outubro de 2006, a dois dias do segundo turno das eleições presidenciais. Na época, Alckmin disputava o cargo máximo do Estado brasileiro com ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. "O objetivo era impedir que (o escândalo) respingasse no Geraldo", conta João Bosco Nogueira, ex-vice prefeito de Pindamonhangaba que rompeu com João Ribeiro após se insurgir contra movimentos de Paulão no governo municipal.

Nogueira afirma ter ouvido do prefeito o compromisso de que adotaria medidas, inclusive demitindo secretários que teriam sido indicados pelo lobista. "Isso aconteceu entre o primeiro turno e o segundo da eleição para a Presidência", relata Nogueira. "O prefeito disse: 'Pode tranquilizar o pessoal (na Câmara). Só não faço nesse momento (demissões) para não atingir a candidatura do Geraldo'."

FONTE: publicado no “O Estado de S. Paulo” e transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=145355&id_secao=1) [título, subtítulo e imagem (do Google) adicionados por este blog]

Nenhum comentário: