segunda-feira, 14 de março de 2011

CONTINUA A GUERRA INSANA NA CISJORDÂNIA


A incessante invasão e ocupação dos territórios palestinos (em verde nos mapas) por Israel

Da Folha de São Paulo:

"Israel aprova 500 novas casas em colônias judias [assentadas em território palestino invadido por Israel. A desculpa é a de sempre:] “em resposta a atentado” [sic!]

Israel aprovou a construção de 500 novas casas em colônias judias no território ocupado da Cisjordânia, “em resposta” [sic] ao assassinato no sábado no assentamento de Itamar [território palestino invadido e ocupado por Israel] de cinco israelenses da mesma família.

As casas serão erguidas em [territórios palestinos invadidos] Gush Etzion, perto de Belém; Maaleh Adumim, ao leste de Jerusalém; Ariel, no norte da Cisjordânia e Kiryat Sefer, ao noroeste de Jerusalém, disse o Executivo em mensagem.

A decisão, anunciada hoje, foi tomada ontem à noite por equipe interministerial “em resposta ao atentado” [sic] na madrugada da sexta-feira para sábado, que gerou comoção por sua crueldade e espalhou o medo que se retorne aos níveis de violência dos anos mais duros da segunda Intifada.

Na madrugada da sexta-feira para sábado, uma ou várias pessoas cruzaram a cerca tecnológica de segurança em torno da colônia, entraram na casa e esfaquearam os pais e três de seus filhos: um de 11 anos, outro de quatro e um bebê de três meses.

O funeral aconteceu ontem (13) no cemitério Har Haenujot de Jerusalém.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o titular da Defesa, Ehud Barak, participaram sábado à noite na discussão das “respostas ao ataque”, entre as quais se avaliou também começar uma nova colônia judia ou ampliar Itamar [sempre em terras dos palestinos], mas no final prevaleceu a proposta de Barak, segundo o jornal "Haaretz".

Netanyahu notificou na noite deste sábado a decisão à Casa Branca [que sempre apoiou as invasões da Palestina e há décadas doa oficial e publicadamente para o poderio militar israelense "ajuda" da ordem de US$ 3 bilhões/ano].

Enquanto isso, as forças de segurança israelenses continuam a busca dos autores do atentado com extenso dispositivo e cerco em torno da cidade palestina de Nablus, no norte da Cisjordânia.

Cerca de 20 palestinos já foram detidos em diferentes localidades em torno de Itamar.

"Não descansaremos até pegar os assassinos", deixou claro o chefe do Estado-Maior, Benny Gantz, em comunicado.”

FONTE: publicado na Folha de São Paulo e transcrito no blog de Luis Nassif (http://www1.folha.uol.com.br/mundo/887999-israel-aprova-500-novas-casas-em-colonias-judias-em-resposta-a-atentado.shtml) e (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-guerra-insana-na-cisjordania#more) [título, imagens, aspas e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: