terça-feira, 14 de junho de 2011

DILMA FALA SOBRE EXTINÇÃO DA MISÉRIA NAS CIDADES


“A presidenta Dilma Rousseff, durante entrevista ao programa “Café com a Presidenta”, ontem, segunda-feira (13/6), transmitido pela Rádio Nacional, afirmou que “o Brasil sem Miséria vai mostrar que é possível sair da pobreza com ações concretas”. Segundo a presidenta Dilma, tais ações consistem em empréstimos, cursos de capacitação, formação e cooperativas.

BRASIL SEM MISÉRIA” VAI MOSTRAR QUE É POSSÍVEL SAIR DA POBREZA COM AÇÕES CONCRETAS

Transcrição do Programa de rádio “Café com a Presidenta”:

Luciano Seixas: Olá, eu sou Luciano Seixas e a partir de agora você acompanha o “Café com a Presidenta”, o nosso encontro semanal com a presidenta Dilma Rousseff. Bom dia, Presidenta.

Presidenta:
Bom dia, Luciano. Bom dia a todos que nos acompanham.

Luciano Seixas: Conforme prometido, hoje vamos continuar falando sobre o “Plano Brasil sem Miséria”, que pretende tirar 16 milhões de brasileiros da extrema pobreza. Presidenta, já falamos sobre o campo. Hoje vamos conversar sobre a cidade? O que o “Brasil sem Miséria” propõe para enfrentar a pobreza urbana?

Presidenta:
Olha, Luciano, a miséria nas cidades tem várias causas. Para algumas pessoas, falta capacitação para conseguir emprego. Outras recebem muito pouco pelo trabalho que fazem. Para esses trabalhadores –como falamos aqui, na semana passada– o “Brasil sem Miséria”, Luciano, vai oferecer cursos de capacitação profissional para 1,7 milhão de jovens e adultos, e vai encaminhá-los para o mercado de trabalho. Além disso, vamos oferecer crédito e incentivos para quem quiser abrir ou melhorar seu próprio negócio. Agora, Luciano, nas cidades há também pessoas que sequer entram nas estatísticas, porque não têm endereço, não têm certidão de nascimento, não têm qualquer documento, nada, nem sequer conhecem seus direitos. Então, vamos fazer verdadeiro mutirão para chegar a elas, dar documentos e atendê-las em suas necessidades.

Luciano Seixas: Presidenta, vários grupos serão beneficiados. A senhora poderia dar exemplo para o nosso ouvinte?

Presidenta:
Posso, sim, Luciano. Por exemplo, o caso dos catadores de papel e das pessoas que moram nas ruas. Os catadores não conseguem, muitas vezes, fazer coleta do lixo em condições adequadas e nem tampouco obter renda digna. Então, a primeira coisa que vamos fazer é incentivar a organização produtiva, em cooperativa, dos catadores de materiais recicláveis para melhorar suas condições de trabalho, aumentar suas oportunidades de ter renda e melhorar de vida. Vamos também apoiar as prefeituras para implantar programas de coleta seletiva, com a participação dos catadores. Com cursos, treinamento, vamos capacitar milhares de catadores e fortalecer a participação, na coleta seletiva, de mais de 200 mil catadores até 2014. Eu quero lembrar que, dessa maneira, Luciano, nós estamos dando oportunidades para o aumento de renda dos catadores e, ao mesmo tempo, incentivando a preservação do meio ambiente.

Luciano Seixas: É, já está provado que é possível sair da pobreza e levar vida digna, não é, Presidenta?

Presidenta:
É verdade, Luciano. E o “Brasil sem Miséria” vai mostrar que é possível sair da pobreza com ações concretas: empréstimos, cursos de capacitação, formação de cooperativas. Eu vou contar uma história que mostra isso, a da dona Marize Rodrigues, que esteve aqui conosco no dia do lançamento do “Brasil sem Miséria”. A dona Marize era dona de casa lá em Osasco, em São Paulo, e recebia o “Bolsa Família” para sustentar os quatro filhos. Aí, Luciano, ela teve oportunidade de participar de cursos de capacitação oferecidos pelo “Bolsa Família” no município de Osasco, e acabou formando uma cooperativa de costura junto com 14 mulheres. Hoje, Luciano, ela preside a “Cooperativa de Costura de Osasco” e pediu o desligamento do “Bolsa Família” porque não precisa mais do benefício. Sabe o que acabou de acontecer? Uma rede de supermercados está negociando com a cooperativa que ela preside os serviços das costureiras para produzir sacolas ecológicas. Essa história da dona Marize, Luciano, pode se repetir com muitas e muitas mulheres pelo país afora. É isso que nós queremos. Se oferecermos oportunidades de capacitação e apoiarmos a procura de emprego, a abertura do próprio negócio, essas brasileiras e esses brasileiros terão oportunidade de mudar sua vida, de sair da pobreza.

Luciano Seixas: E contando também com a participação de outros setores da sociedade, não é? Os supermercados, por exemplo.

Presidenta:
Claro, Luciano. Aliás, os empresários vão ser nossos parceiros no “Brasil sem Miséria”. Olha só, os supermercados se comprometeram a contratar pessoas que recebem o “Bolsa Família” como caixas, empacotadores, auxiliares. E mais, estamos finalizando um acordo com a “Associação Brasileira de Supermercados” para que eles comprem alimentos –frutas, verduras, grãos, leite– direto da agricultura familiar e vendam nos supermercados. Isso não é bom, Luciano? É ótimo. Todos ganham com esse acordo. Os agricultores vão poder escoar a mercadoria, diminuindo o risco de perder sua produção. Os supermercados vão ter a certeza de que estão colocando em suas prateleiras produtos de ótima qualidade.

Luciano Seixas: E o consumidor também ganha.

Presidenta:
Isso, Luciano. O consumidor vai comprar alimento plantado com as melhores sementes, aquelas da Embrapa. E, ao mesmo tempo, vai contribuir para o sustento dos mais pobres. Vê só, Luciano, assim se movimenta a roda da economia. Quando distribuímos renda, mais gente consome, mais gente produz, mais dinheiro circula na economia do nosso país, e isso, Luciano, é bom para todo mundo.

Luciano Seixas: Pois nosso tempo chegou ao fim. Obrigado, presidenta Dilma, e até a próxima semana.

Presidenta:
Até a semana que vem, Luciano. Tchau!”

FONTE: blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/brasil-sem-miseria-vai-mostrar-que-e-possivel-sair-da-pobreza-com-acoes-concretas/).[título adicionado por este blog]

Nenhum comentário: