quinta-feira, 9 de junho de 2011

LULA E DILMA


Por Lustosa da Costa

“Quem julgava que a imprensa seria menos virulenta contra Dilma Rousseff do que foi contra Lula, por ser ela sulista, possuir título universitário e pouca vivência petista, se enganou. A estratégia dos meios de comunicação contra o governo do PT é a mesma. Em nada mudou.

Se, nos tempos de Lula, o que se quis foi desmoralizar o governo, através do chefe da Casa Civil, José Dirceu, o mesmo ora acontece. E a vítima que se supunha menos exposta aos rancores da mídia, por ser [na prática, tucano e] amado dos ricos de São Paulo, está sendo alvo de ruidosa e implacável campanha de destruição moral e profissional.

DE QUE SE ACUSA?

Não há acusação formal de crimes contra ele. Apenas se supõe que, quando esteve afastado do governo, trabalhou como lobista de grandes empresas e foi por elas bem remunerado. Nada secreto, nada oculto. Tudo detalhado na sua declaração ao Imposto de Renda, como é obrigação de todo cidadão.

EXASPERAÇÃO

A exacerbação da campanha é tal que parece restar [restou] à Dilma apenas uma saída: demitir o ministro, para saciar a fome e a sede dos abutres que [convergiam contra] o governo.

COMPETÊNCIA

Resta saber se ela terá a mesma competência de Lula quando da carnavalização do mensalão. Ali se pensou até que o governo iria cair. FHC, “magnânimo” [sic], foi contra, achando que Lula devia sangrar até o fim do mandato e voltar para a metalurgia. Não contava com a opinião pública, que percebeu a intenção da mídia de destruir todo o governo [por suas] preocupações populares, como os de Getúlio Vargas e João Goulart, e pela competência política do velho sindicalista, provado e aprovado, desde a ditadura militar.

O QUE SE VIU

O resultado foi o que se viu. Lula recuperou popularidade, bem como o PT. Tornou-se o mais popular presidente da história republicana e ainda colocou, no seu lugar, uma mulher de currículo respeitável e nenhuma atividade político-partidária anterior. Vamos torcer para que esse seja também o fim de Dilma, que não é acusada de nada. Vê apenas fiel auxiliar pagar pelo crime de ser do PT e estar no governo. “Crime” [?] que teria cometido fora do governo, quando não exercia cargo público.”

FONTE: escrito por Lustosa da Costa em sua coluna no Diário do Nordeste (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=993784) [pequenos trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: