sexta-feira, 3 de junho de 2011

“ONDA DE INFLAÇÃO” ERA FALSA


IPC DA FIPE MOSTRA QUE “ONDA DE INFLAÇÃO” ERA FALSA

Por Brizola Neto

“O Índice de Preços ao Consumidor de maio, divulgado quinta-feira pela FIPE, comprova que é hora de, pelo menos, evitar novas medidas de desaquecimento da economia. A taxa de 0,31% apurada no consumo das famílias paulistanas de renda entre um e 20 salários mínimos é a menor desde julho do ano passado. Novas medidas, agora, significariam risco de jogar o menino (o crescimento econômico) fora, junto com a água do banho, a inflação.

Uma coisa é a percepção de que os preços encareceram –porque encareceram mesmo, em relação a meses atrás– e outra, bem diferente, é se estes preços continuam em evolução.

Preparei –e coloco aí acima– um comparativo dos gráficos mensais de inflação registrados neste ano e no ano passado. Melhor mostrar do que ficar de blá-blá-blá. O movimento sazonal dos primeiros meses do ano (reajuste de transportes, alta dos alimentos com verão/chuva, mensalidades escolares, impostos etc) é idêntico. O acumulado nos primeiros cinco meses do ano idem: 3,06% em 2010, contra 3,14% em 2011.

A série só não é mais favorável este ano por conta do aumento dos combustíveis -e vou tratar do tal “plano” para o etanol num próximo post.

Como a gente vem sustentando desde a volta do “Tijolaço”, não é nenhuma inflação estrutural em nossa economia.

O que há, sim, é intenso movimento de pressões político-econômicas, onde a mídia joga papel decisivo, que exige de nosso Governo muito sangue frio e pouco medo de cara feia.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/ipc-da-fipe-mostra-que-onda-de-inflacao-era-falsa/).

Nenhum comentário: