quinta-feira, 2 de junho de 2011

“PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA”: PRIMEIRAS CIDADES DEVEM SER CONECTADAS ATÉ JULHO

O 'Plano Nacional de Banda Larga' tem o objetivo de promover a inclusão digital no país. Foto: Ricardo Stuckert/Arquivo/PR

“O primeiro trecho da rede nacional de telecomunicações será concluído até a metade de junho, para implantação, no mês de julho, dos primeiros “pontos de presença” (POPs) nas cidades de Samambaia (DF), Pirineus (GO), Bandeirantes (GO) e Morrinhos (GO).

A ligação permitirá, ainda, a conexão em Recanto das Emas (DF), Santo Antônio do Descoberto (GO), Anápolis (GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO). Essas serão as primeiras cidades conectadas à internet por meio do “Plano Nacional de Banda Larga” (PNBL).

Os POPs funcionarão como estações de telecomunicações, abrigando os equipamentos ópticos de infraestrutura, de rede e rádio para transmissão do sinal digital. Serão 377 km de rede de fibras ópticas no Anel Sudeste cedidos à Telebrás por Furnas, empresa pertencente ao setor elétrico brasileiro.

Também, já teve início a construção de 18 POPs no Anel Nordeste, utilizando a rede de fibras ópticas da Chesf e de Furnas, o que possibilitará a ligação de cidades como Paraíso do Tocantins (TO), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Recife (PE). As obras já começaram em outros nove pontos de presença no Anel Sudeste, que liga Itumbiara (GO) a São João Batista da Glória (MG), e devem estar finalizadas até o próximo mês.

Neste momento, o governo aguarda aprovação dos projetos de instalação de mais 28 pontos de presença que serão instalados na rede da Petrobras no Anel Sudeste.

Já o contrato de cessão de uso das fibras ópticas da Petrobras foi assinado pela Telebrás no último dia 13 de maio. A rede vai ligar Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e terá potencial de atendimento de 700 municípios em torno desse trecho distantes até 100 km da rede.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/primeiras-cidades-do-plano-nacional-de-banda-larga-devem-ser-conectadas-ate-julho/).

Nenhum comentário: