sábado, 11 de junho de 2011

QUEM CRITICA LULA/STF: "BERLUSCONI, O HOMEM QUE ESTRAGOU UM PAÍS", DIZ ‘THE ECONOMIST’


Da Carta Capital

“Uma das mais respeitadas publicações do mundo foi impiedosa ao retratar Silvio Berlusconi e o grande ‘bunga bunga’ que se transformou a Itália sob seu comando. Em sua edição desta semana, a revista britânica ‘The Economist’ traz uma reportagem sobre o premiê italiano cujo teor já está claro no título: "O homem que estragou um país" –no caso, em inglês, "The man who screwed an entire country".

Segundo a reportagem, Berlusconi, que é o mandatário há mais tempo no poder da Itália desde Benito Mussolini, mostrou-se líder desastrado em três frentes.

Primeiro, no episódio das festas de cunho sexual denominadas ‘Bunga Bunga’, que o colocou na mira do Tribunal de Milão por supostamente pagar para fazer sexo com uma menor de idade –no caso [foto], a marroquina chamada Ruby, no episódio conhecido na Itália como ‘Rubygate’.

Segundo, por suas peripécias financeiras enquanto governante do país. "Por ao menos uma dúzia de vezes, Berlusconi foi a julgamento por crimes de fraude, falsa declaração de bens e suborno", diz a reportagem, que também ressalta que ele mudou a lei italiana ao menos duas vezes para evitar condenações.

Terceiro, e mais importante na opinião da revista, por seu absoluto desleixo em relação à situação econômica da Itália. "Possivelmente, por conta da distração causada pelo emaranhado de problemas jurídicos, há quase nove anos como primeiro-ministro ele vem falhando para remediar, ou até mesmo para reconhecer, o grave momento econômico", diz a reportagem.

A publicação britânica ressalta que a economia italiana sob o governo Berlusconi cresce menos que os vizinhos países nos bons momentos da economia, e sente maior impacto que eles quando a situação está ruim –é o que ocorre no momento. "Apenas Haití e Zimbábue tiveram crescimento de PIB menor que a Itália na última década".

A reportagem conclui que Silvio Berlusconi deixará desagradável legado para seu sucessor, que precisará de reformas para colocar o país novamente no eixo. "O culpado? O senhor Berlusconi, que sem dúvida ainda estará sorrindo", conclui o texto.”

FONTE: publicado na revista “Carta Capital” e transcrito no portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/the-economist-e-o-governo-de-berlusconi#more) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: