sexta-feira, 8 de julho de 2011

COMÉRCIO CRESCE 9,6% NO 1˚ SEMESTRE DE 2011


MOVIMENTO NO COMÉRCIO CRESCE 9,6% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011, MOSTRA SERASA

“O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 9,6% no acumulado dos seis primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados terça-feira (5), são do ‘Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio’. Ele se baseia, exclusivamente, no volume de consultas mensais feitas por estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa de consultoria Serasa.

O resultado segue a tendência de alta registrada no ano passado. No segundo semestre de 2010, foi verificada expansão de 10% ante o mesmo período de 2009; e no primeiro semestre também houve elevação, de 10,7% em relação aos primeiros seis meses de 2009.

O segmento de material de construção foi o que mais apresentou expansão no movimento no primeiro semestre de 2011. A alta chegou a 12,8% ante os seis primeiros meses de 2010. Em seguida, vieram os segmentos de móveis, eletrônicos e informática (com crescimento de 9,3%) e combustíveis e lubrificantes (alta de 8,5%). Apenas os segmentos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios encerraram o semestre com queda (-0,9%).

De acordo com os economistas da Serasa, apesar do aumento dos juros e das medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central a partir do final do ano passado, o bom momento vivido pelo mercado de trabalho conseguiu sustentar um desempenho favorável para a atividade varejista no primeiro semestre.

A Serasa adverte, no entanto, que a estimativa para o próximo semestre é de desaquecimento. “A desaceleração da atividade varejista deve se intensificar, tendo em vista a continuidade do movimento de elevação da taxa de juros e a perspectiva de moderação do ritmo de crescimento econômico”, destaca comunicado da empresa.”

FONTE: reportagem de Bruno Bocchini publicada pela Agência Brasil (edição: Juliana Andrade) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-05/movimento-no-comercio-cresce-96-no-primeiro-semestre-de-2011-mostra-serasa) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: