sexta-feira, 1 de julho de 2011

UOL PERMITE VIOLAÇÃO DA PRIVACIDADE DE SEUS CLIENTES


Por Brizola Neto

HACKER” DA FOLHA É UM TIRO NO PÉ

“A ‘Folha’ publicou ontem [30] que um ‘hacker’ invadiu o computador pessoal da então candidata à Presidência da República e o do ex-ministro José Dirceu, e tentou vender dados sobre a correspondência de cada um deles ao PSDB e ao PFL.

HISTORINHA MAL-CONTADA

O tal ‘hacker’ não invadiu o computador de ambos, mas os do UOL, pertencentes à empresa que edita [o jornal tucano] 'Folha', onde estavam armazenadas as mensagens. Aliás, nem a matéria [da 'Folha'] o nega.

No caso do ministro Dirceu, o ‘sofisticadíssimo’ método de invasão foi dar um telefonema para o UOL e, dizendo ter perdido a senha, conseguir outra que permitiu o acesso à caixa postal.

Qualquer sistema be-a-bá de caixa postal não fornece isso, a não ser para outro e-mail registrado na abertura da conta.

Eu, se tivesse uma conta de e-mail no provedor UOL, a encerraria hoje mesmo.

A matéria bem que poderia ter um título do tipo “UOL permite violação da privacidade de seus clientes”.

Mas aquilo que é mais grave é que a ‘Folha’ se tornou cúmplice da violação, ao divulgar conteúdo de natureza pessoal e privada, sem nenhuma questão que envolvesse o interesse público.

Diz que o ‘hacker’ pediu dinheiro ao PSDB e ao DEM, e não diz a quem foi pedido. Nem sequer registra que ele [o 'hacker'] se negou a dar nomes.

A matéria não é uma reportagem, é uma confissão.

E ainda tem um projeto determinando que os provedores guardem os dados de acesso e conteúdo de seus usuários, vejam só...

Depois da ficha falsa de Dilma, ficamos sabendo agora que a ‘Folha’ acha ‘normal’ violar dados de caixas postais do servidor que pertence a ela mesma..."

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/hacker-da-folha-e-um-tiro-no-pe/) [título e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: