segunda-feira, 7 de maio de 2012

FHC FALA DE CORRUPÇÃO ! CONTRA !!!

[OBS deste blog 'democracia&política': sobre recente reclamação de FHC, enaltecida e amplificada em toda a "grande" mídia, de que foi errado a Presidente Dilma reclamar e agir contra os altos juros bancários, reproduzo a seguinte frase do jornalista Lustosa da Costa no "Diário do Nordeste": "Todo o mundo espera manifestação de José Serra, apoiando a advertência de FHC quanto a não perturbar os lucros dos bancos. Afinal, é ali que está seu eleitorado mais consistente e generoso"].

Por Paulo Henrique Amorim [PHA]:

“Saiu no ‘Estadão’ [ http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,politica--e-moral-,869271,0.htm ] e no ‘Globo’, que, somados, têm tanta autoridade moral para combater a corrupção quanto, sozinho, o alto dirigente tucano, o Leréia [ http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/04/12/lereia-tucanissimo-e-o-porta-voz-do-cachoeira/ ]:

É um artigo do ‘Farol de Alexandria’ com o título “Política e Moral”  [ http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,politica--e-moral-,869271,0.htm ], onde, naquele texto engordurado de colesterol, se destaca:
(…)

A insatisfação social é difusa: é a corrupção disseminada, são as filas do SUS e seu descaso para com as pessoas, é o congestionamento do trânsito, são as cheias e os deslizamentos dos morros, são a violência e o mundo das drogas, é a morosidade da Justiça, enfim, um rosário de mal-estar cotidiano que não decorre de uma carência monetária direta – embora também haja exagero quanto ao bem-estar material da população -, mas constitui a base para manifestações de insatisfação.
(…)

No momento em que o Brasil parece mirar no espelho retrovisor das corrupções, dos abusos e leniências das autoridades com o malfeito, corre-se o risco de crer que tudo dá no mesmo: os partidos, as instituições, as lideranças políticas, tudo estaria comprometido. É hora, portanto, para um discurso que, sem olhar para o retrovisor e sem bater boca com “o outro lado”, até porque os lados estão confundidos, surja de base moral para mobilizar a população. Quem sabe, como na França, a palavra-chave seja outra vez igualdade. Na medida em que, por exemplo, se vê o Tesouro engordar o caixa das grandes empresas à custa dos contribuintes via BNDES, uma palavra por mais igualdade, até mesmo tributária, pode mobilizar. Para tal, é preciso politizar o que aparece como constatação tecnocrática e denunciar os abusos usando a linguagem do povo”.
(…)

No sombrio Governo Cerra/FHC, quando eles se chafurdavam na aliança com o PFL de ACM, e o PMDB do Eliseu Padilha, Eduardo Cunha, Michel Temer e Wellington Moreira Franco, houve um filosofo tucano que construiu a Epistemologia da Corrupção (branda) como Valor Político.

PHA
No sombrio Governo do Cerra e do Farol, houve a Raytheon, a compra de votos para a reeleição, a pasta rosa, a privatização da Privataria – “se der m… estamos todos no mesmo barco” -, a P-36, o acordo com o Maluf em São Paulo, a utilização da Policia Federal para fins eleitorais – caso Lunus, do Itagiba – , o apogeu do “brilhante” Daniel Dantas, o vazamento da cotação do Real no lançamento do Plano (ler livro do Nassif “Cabeças de Planilha”), a venda da Vale por preço inferior ao que a empresa tinha em caixa, o Apagão, a conversão da dívida do Banco BNP Paribas (o Protógenes sabe tudo), a venda da Rede Ferroviária por 33% do valor, a venda do Banespa porque “estava quebrado” embora não estivesse quebrado e, sim, fosse credor do Governo de São Paulo, a venda da Light com dinheiro do BNDES, a promessa ao FMI de vender o Banco do Brasil e a Caixa  [ http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/02/19/como-cerra-malan-e-fhc-iam-vender-bb-cef-e-bndes/ ], a quebra do monopólio da Petrobras, e a tentativa de fatiá-la, para vender como Petrobrax e (a Pemex mexicana).

É um currículo e tanto de Austeridade e Ética.

A biografia de Cerra e FHC está escrita: pelo Aloysio Biondi, em “O Brasil privatizado”, e a “Privataria Tucana”.

Sem esquecer que a primeira coisa que ele fez, ao chegar ao poder foi extinguir uma Comissão de Ética que o Itamar tinha criado, para combater a corrupção – foi o que disse o Modesto Carvalhosa ao Nirlando Beirão, na revista “Brasileiros” [ http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/04/22/fhc-fechou-a-comissao-de-etica-e-ainda-quer-a-cpi/ ].

É o Tartufo.

Que tenta agora a sua ‘Virada Cultural’ [ http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/05/06/chuica-e-lider-no-trafico-virada-e-a-roubada-cultural/ ].

Em tempo: por causa da erudição obsoleta do Farol de Alexandria, na Província de São Paulo se fala mais de Alain Touraine do que em Paris, e em Max Weber mais do que na Prússia. E pensam que são metropolitanos.”

FONTE: escrito pelo jornalista Paulo Henrique Amorim e publicado em seu portal “Conversa Afiada”  (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/05/06/fhc-fala-de-corrupcao-contra/v). [Pontos de exclamação no título adicionados por este blog 'democracia&política']

Nenhum comentário: