domingo, 23 de setembro de 2012

PRIMEIRA TURBINA AERONÁUTICA NACIONAL

[Projeto "Turbina Aeronáutica de Pequena Potência" (TAPP), desenvolvido por pesquisadores do DCTA/IAE,  professores do DCTA/ITA e pela empresa TGM turbinas, financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) (legenda decorrente de contribuição do leitor Iurikorolev)] .

ENSAIO DA PRIMEIRA TURBINA AERONÁUTICA BRASILEIRA (a TR3500)

“Batizada de TR3500, a turbina pesa 96 quilos e é capaz de decolar um veículo aéreo não tripulado.

O projeto é uma parceria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica [do Ministério da Defesa/Aeronáutica-DCTA], Governo Federal, através da FINEP e da “Polaris”, empresa detentora da patente do projeto. Já estão garantidos pelo governo federal, até 2011, R$ 80 milhões em investimentos e mais R$ 35 milhões para os três anos seguintes.

A falta de estrutura de testes de certificação impede o Brasil de concorrer com as gigantes do mercado de turbinas. Porém, o desenvolvimento dessa tecnologia contribui para que o país possa, inclusive, fazer melhor escolha ao adquirir turbinas, além gerar projetos paralelos, como a turbina de geração de energia elétrica. “Não podemos esquecer as diversas aplicações desse tipo de motor, como em trens, estações de petróleo, de minérios, áreas da Amazônia não atendidas por rede elétrica”, afirma Fernando Martini Catalano, coordenador do curso de engenharia aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos, ligada à USP.”

Vídeo (TR3500, do DCTA/ITA):


TR3500, do DCTA/ITA

FONTE: de “Armamento e Defesa”. Transcrito no portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-projeto-da-primeira-turbina-aeronautica-nacional). [Imagem do google e trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política']. 

4 comentários:

iurikorolev disse...

A turbina de cima não é a TR3500
é a TAPP da TGM

Unknown disse...

Iurikorolev,
Obrigada. Acrescentei sua observação no texto da postagem.
Maria Tereza

iurikorolev disse...

Maria Tereza
A foto LÁ DE CIMA (com o pessoal da FAB) é a TAPP
As 2 de baixo, inclusive o video, são da TR3500
Abrs

Unknown disse...

Iurikorolev,
Mais uma vez, obrigada. Espero ter acertado, desta vez.
Maria Tereza