segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

EMPREITEIRA DA LAVA-JATO ASSOCIA "DOAÇÕES" OBRIGATÓRIAS AO PSDB EM CADA CONTRATO





QUEIROZ ASSOCIA DOAÇÕES A CONTRATOS E CITA JOSÉ SERRA

"Planilha da empreiteira Queiroz Galvão, que teve o diretor-executivo Othon Zanoide preso, associa obras em São Paulo a [vinculadas] doações a políticos tucanos. Um dos nomes citados na planilha, segundo esclareceu a própria empreiteira, é o do ex-governador e senador eleitor José Serra. Em nota, o PSDB reagiu, afirmando não existir "qualquer relação entre doações, todas elas contabilizadas e declaradas, e contratos públicos". Segundo o PSDB, as empreiteiras só vinculam doações de campanha a contratos públicos quando se trata do PT – nesse caso, o caixa 1 vira propina. O que existe é uma ginástica de blogs sujos pagos pelo governo federal para tirar o foco das investigações que desnudam a gestão petista na Petrobras", diz a nota. Tucanos, quando atingidos, tratam a "Folha de São Paulo", autora da denúncia, como 'blog sujo'...

Do SP 247


Uma reportagem dos jornalistas Rubens Valente e Gabriel Mascarenhas, publicada domingo sem o devido destaque pela "Folha de S. Paulo" (está escondida num pé de página), revela que a empreiteira Queiroz Galvão, uma das maiores do País, associa doações de campanha ao PSDB a contratos de obras públicas em São Paulo (leia mais em Empreiteira associa valor de obra a doação).

As informações foram confirmadas pelos repórteres junto à própria empreiteira, a partir de uma planilha apreendida na Operação Lava Jato. Nela, constam obras no estado de São Paulo e nomes de políticos que deveriam receber doações.

Segundo a reportagem, "a Queiroz Galvão confirmou que a planilha 'representa estudos preliminares de disponibilidade de recursos em cada obra [...] e que poderiam ser utilizados para doações, segundo avaliações ainda a serem realizadas.'"

Numa obra de R$ 117,5 milhões, por exemplo, que foi a do VLT na Baixada Santista, o valor estimado da "doação de campanha" seria de R$ 1,16 milhão, que a empreiteira classifica como "ProfPart". Segundo a construtora, a expressão significa "Provisão Financeira para o PSDB".




A mesma planilha tem anotações como "J.S". Ao ser questionada, a Queiroz Galvão, que teve o diretor-executivo Othon Zanoide preso na Lava Jato, disse a quem se refere a anotação: o senador eleito José Serra (PSDB-SP).

Em nota, o PSDB reagiu, usando argumento semelhante ao PT, quando questionado sobre doações de empresas ligadas à Lava Jato. Os tucanos afirmam não existir "qualquer relação entre doações, todas elas contabilizadas e declaradas, e contratos públicos".

Na mesma nota, o PSDB critica ainda o que chama de 'blogs sujos', ainda que a reportagem estivesse sendo produzida pela [própria tucana] "Folha de S. Paulo". "O que existe é uma ginástica de blogs sujos pagos pelo governo federal para tirar o foco das investigações que desnudam a gestão petista na Petrobras", diz o texto.

No fim, mais um ataque – bolivariano???? – do PSDB ao jornalismo. "Investigação séria envolve delações premiadas e provas efetivas de corrupção – não o jornalismo de planilha".

No entanto, a "planilha" foi apreendida no âmbito da Operação Lava Jato e as informações nela contidas foram confirmadas pelos repórteres junto à própria empreiteira. É a Queiroz Galvão quem vincula doações ao PSDB, especificamente a José Serra, a um percentual de obras públicas realizadas em São Paulo."

FONTE: do "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/163629/Queiroz-associa-doa%C3%A7%C3%B5es-a-contratos-e-cita-Serra.htm).

Nenhum comentário: