sábado, 21 de março de 2015

NOVO RECORDE NO PRÉ-SAL: 737 MIL BARRIS POR DIA




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Nossos novos recordes no pré-sal

"Nossa produção na camada pré-sal das bacias de Santos e Campos bateu novos recordes em fevereiro: no dia 26 foram batidos os recordes de produção diária própria, com 555 mil barris por dia (bpd), e operada (que inclui a parcela operada para as empresas parceiras), que chegou a 737 mil bpd.

Nossa produção total de petróleo e gás natural, em fevereiro de 2015, foi de 2 milhões 801 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 1,5 % inferior ao patamar registrado em janeiro (2 milhões 845 mil boed). Esse volume inclui a produção de petróleo e de gás natural. Do total, 2 milhões 612 mil boed foram produzidos no Brasil e 189 mil boed no exterior.

Produção de óleo e gás no Brasil foi de 2 milhões e 612 mil boed

A produção total de petróleo e gás natural no Brasil, em fevereiro, foi de 2 milhões 612 mil boed, 1,8% inferior ao patamar registrado em janeiro (2 milhões 661 mil boed).

A produção total que operamos no Brasil foi de 2 milhões 854 mil boed.

Nossa produção exclusiva de petróleo no Brasil foi de 2 milhões 146 mil barris por dia (bpd), 2,1% abaixo da produção de janeiro, de 2 milhões 192 mil bpd. A produção de petróleo operada no país foi de 2 milhões 319 mil de bpd, 2,1% inferior a do mês anterior (2 milhões 370 mil bpd).

A redução nos volumes produzidos em fevereiro deveu-se, principalmente, às paradas programadas para manutenção das plataformas P-19, no campo de Marlim, e P-58, no Parque das Baleias, ambas na Bacia de Campos; e do FPSO Cidade de Angra dos Reis, no campo de Lula, na Bacia de Santos [bem como ao menor nº de dias no mês e ao carnaval]. A queda de produção, associada a essas paradas, foi parcialmente compensada pelo início de operação de sete novos poços marítimos no mês de fevereiro, nas bacias de Campos e Santos.

Recorde no aproveitamento de gás natural

A produção própria de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 73,968 milhões de m³/dia em fevereiro, 0,8% inferior ao volume alcançado em janeiro. A produção de gás sem o volume liquefeito, incluindo a parcela das empresas parceiras, atingiu 84,958 milhões de m³/dia.

O aproveitamento da produção de gás natural atingiu em fevereiro seu recorde histórico mensal, com a utilização de 96,5% do gás produzido no Brasil, superando o recorde anterior, de setembro de 2013, quando o índice chegou a 96,3%.

Produção no exterior em fevereiro aumenta 2,7%

No exterior, foram produzidos, no mês de fevereiro, 189 mil boed, 2,7% acima dos 184 mil boed produzidos no mês anterior. O volume inclui petróleo e gás natural.

A produção média de petróleo em fevereiro foi de 100 mil bpd, 2,1% acima dos 98 mil bpd produzidos no mês anterior, em função principalmente da entrada de novos poços produtores nos campos de Saint Malo e Lucius, nos Estados Unidos.

A produção média de gás natural no exterior foi de 15,016 milhões m³/d, 2,5% acima do volume produzido no mês de janeiro, que foi de 14,646 milhões m³/d. Esse aumento foi devido à maior produção no campo de Sábalo, no bloco de San Antonio, na Bolívia."

FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/nossos-novos-recordes-no-pre-sal.htm).[Trecho entre colchetes acrescentado por este blog 'democracia&política].

COMPLEMENTAÇÃO

EM OPERAÇÃO TUDO DA 1ª FASE DA ABREU LIMA (PE) 



Do Blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Refinaria Abreu e Lima inicia operação de unidade de coque

"Iniciamos na última sexta-feira (13/03) a operação da "Unidade de Coqueamento Retardado da Refinaria Abreu e Lima" (RNEST), localizada em Ipojuca, Pernambuco. Com a ativação da unidade, todos os equipamentos de produção da primeira fase da Refinaria Abreu e Lima encontram-se em operação, produzindo os diversos derivados na qualidade requerida pelo mercado. Além da produção de coque (importante insumo utilizado pelas indústrias siderúrgica, metalúrgica e cimenteira como combustível), são processados na unidade outros derivados mais leves de petróleo.

A unidade de coque é responsável por receber a parte mais "pesada" do petróleo e processá-lo para transformá-lo em produtos mais leves. Além de coque, a nova unidade produzirá gás combustível, gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, diesel e gasóleo pesado.

O diesel e a nafta passam por um processo de remoção de enxofre e nitrogênio, nas unidades de hidrotratamento de diesel e de nafta, para gerar produtos de alta qualidade. O gás combustível, após também passar por um processo de remoção de enxofre, serve como combustível e gera energia para a própria refinaria. O GLP, ou gás de cozinha, é armazenado em esferas e entregue para o mercado local. O gasóleo pesado é utilizado como óleo combustível para navios."


FONTE da complementação: do Blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/refinaria-abreu-e-lima-inicia-operacao-de-unidade-de-coque.htm).

Nenhum comentário: