terça-feira, 25 de agosto de 2015

GOVERNO ANUNCIA REFORMA E CORTARÁ DEZ MINISTÉRIOS -. OPOSIÇÃO VAI IMPEDIR





GOVERNO ANUNCIA REFORMA E CORTARÁ DEZ MINISTÉRIOS

[OBS deste 'democracia&política': 


Várias dessas medidas da reforma administrativa dependem de projetos de lei. Porém, como o PSDB, o DEM, o PPS, o Solidariedade e o PMDB de Eduardo Cunha têm feito oposição cega a todas as propostas do governo, dentro da estratégia de "quanto pior, melhor", dificilmente a redução do número de ministérios e os cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias serão aprovados no Congresso. 

Contudo, para parecerem coerentes com suas históricas políticas de Estado mínimo (para o"mercado" mais facilmente comandá-lo), os oposicionistas serão inúmeras vezes entrevistados, manifestando que extinguir 10 ministérios é pouco, que querem a extinção de 20 ou de todos (assim, o Brasil seria comandado pelos grandes bancos internacionais e pela Chevron). Assistiremos esse teatro nos próximos meses].

"O Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou na manhã de segunda-feira que o governo vai reduzir o número de ministérios do governo, baixando o total de pastas de 39 para 29. A medida faz parte de pacote de reforma administrativa apresentado a ministros durante reunião da coordenação política com a presidente Dilma. Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro. "Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto", informou Barbosa. A reforma também inclui cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias.

Por Luana Lourenço, repórter da Agência Brasil

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou na segunda-feira 24 que o governo vai reduzir o número de ministérios do governo, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado na segunda (24) a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff.

Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. "Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto", disse Barbosa.

A reforma também inclui cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias – com a redução de secretarias, por exemplo; a diminuição dos cargos comissionados no governo, os chamados DAS; o aperfeiçoamento de contratos da União com prestadoras de serviços, entre eles de limpeza e transporte; e a venda de imóveis da União e a regularização de terrenos.

O ministro não apresentou a estimativa da economia do governo com as medidas, mas disse que a reforma é necessária para a nova realidade orçamentária do país e vai melhorar a produtividade do governo. "Com o melhor funcionamento da máquina, você vai aumentar a produtividade do governo. É vital e crucial aumentar a produtividade dentro do governo", disse.

Nelson Barbosa lembra que as medidas da reforma administrativa dependem de projetos de lei, decretos ou portarias para entrarem em vigor."


FONTE: por Luana Lourenço, repórter da Agência Brasil. Transcrito no portal "Brasil 247"  (https://www.brasil247.com/pt/247/economia/194112/Governo-anuncia-reforma-e-cortar%C3%A1-dez-minist%C3%A9rios.htm).

Nenhum comentário: