sábado, 29 de agosto de 2015

AVIÃO PROJETADO PELA UFMG BATE CINCO RECORDES MUNDIAIS




Avião projetado na UFMG bate cinco recordes mundiais de velocidade

Do "Hoje Em Dia", no portal "R7"

"O Anequim, avião projetado pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) [BH-MG], quebrou, no último fim de semana, cinco recordes mundiais de velocidade na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. A aeronave, pilotada pelo comandante Gúnar Armin Halboth, foi projetada e construída por equipe coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, Paulo Iscold.

Desenvolvida desde 2011, a aeronave, a mais rápida desenvolvida até hoje pelo CEA, apresenta peso inferior a 500 quilos, já incluindo piloto e combustível. Entre as principais inovações do Anequim, cujo nome é inspirado em uma espécie de tubarão agressiva e veloz, o professor Iscold aponta a peculiaridade de ter sido integralmente projetado no computador – do desenho às análises estrutural, aerodinâmica e de vibração – e construído por máquinas de comando numérico.

Resultado de imagem para Anequim

Uma das vantagens é que as máquinas reduzem a necessidade da habilidade manual na construção do avião. A partir do momento em que qualquer forma desenhada pode ser feita pela máquina, o limite passa a ser a criatividade”, afirma o professor.

Outra vantagem do protótipo é a sua qualidade construtiva. A estrutura do avião é extremamente lisa, atributo que dificilmente poderia ser alcançado em uma produção manual. O Anequim também é o primeiro avião brasileiro com estrutura primária feita totalmente em fibra de carbono, o que o tornou extremamente leve, rígido e forte.

Ensinar a voar

A UFMG é uma das poucas universidades do mundo em que professores ensinam a fazer aviões fazendo avião”, afirma o professor Paulo Iscold, em alusão ao fato de que o Anequim, a exemplo de seus antecessores, foi projetado e construído por equipes formadas por professores e estudantes de mestrado e graduação.



Os recordes batidos

---Speed over 3 km with restricted altitude: 521,08 km/h
Recorde anterior: 466,83 km/h

---Speed over 15 km: 511,19 km/h
Recorde anterior: 455, 8 km/h

---Speed over 100 km closed course: 490,14 km/h
Recorde anterior: 389,6 km/h

---Speed over 500 km closed course: 493.74km/h
Recorde anterior: 387,4km/h

---Time to climb up to 3000m: 2 minutos e 26 segundos
Recorde anterior: 3 minutos e oito segundos

FONTE: do "Hoje Em Dia", no portal "R7". Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/notimp#n91297).

Nenhum comentário: