segunda-feira, 31 de agosto de 2015

JOAQUIM BARBOSA ACUSA TCU: "PLAYGROUND DE POLÍTICOS FRACASSADOS"



JB: 'TCU É PLAYGROUND DE POLÍTICOS FRACASSADOS'

"O ex-ministro Joaquim Barbosa, que presidiu o Supremo Tribunal Federal e é cotado como presidenciável em 2018, se posicionou contra eventual processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. "Impeachment tem que ser algo muito bem embasado. Sem isso, todos sairemos perdendo", disse ele, afirmando ainda que o Tribunal de Contas da União, onde o ministro Augusto Nardes [do DEM] relata o caso das chamadas 'pedaladas fiscais', reúne vários políticos fracassados. Barbosa também disse duvidar de um impeachment a partir do Tribunal Superior Eleitoral. "O TSE tem se mostrado capaz de tirar do poder no máximo governadores de Estados menores, mas não um presidente da República", disse ele.

Por Aluísio Alves

De CAMPOS DO JORDÃO (da agência norte-americana de notícias "Reuters")


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal de Contas de União (TCU) não têm elementos para dar suporte a um processo que leve ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, disse no sábado o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa.

"O TSE é um órgão cuja composição não ajuda", disse Barbosa, mencionando a presença na instituição de membros que também exercem simultaneamente a atividade advocatícia. Para o ex-magistrado, o TSE tem se mostrado capaz de tirar do poder no máximo governadores de Estados menores, mas não um presidente da república.

O tribunal também tem entre os membros três ministros do STF. Um deles, José Dias Toffoli, é o presidente do TSE. Durante seu mandato no STF, Barbosa também fez parte do tribunal eleitoral.

O TSE aprovou na última terça-feira a continuidade de uma ação apresentada pelo PSDB que pede a cassação da presidente Dilma por suposto abuso de poder na campanha eleitoral de 2014.

Barbosa atacou também o TCU que, segundo ele, é formado por "políticos fracassados", que não têm estatura institucional suficiente para conduzir algo de tamanha gravidade.

O TCU julga o que se chama de "pedaladas fiscais" do primeiro mandato do governo Dilma (2011-14), o nome dado às práticas do Tesouro Nacional de atrasar repasses a bancos públicos com o objetivo de melhorar artificialmente as contas fiscais' [Prática comum também em outros governos tucanos, no âmbito federal e estadual].

Na semana que passou, o TCU decidiu conceder mais 15 dias para o governo federal explicar pontos adicionais sobre as contas de 2014. O ministro relator do processo, Augusto Nardes [do DEM], disse que um eventual agravo da Advocacia Geral da União (AGU) atrasaria ainda mais o processo."


FONTE: de Aluísio Alves (reportagem adicional de Paula Arend Laier).Transcrito no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/194805/JB-'TCU-%C3%A9-playgrond-de-pol%C3%ADticos-fracassados'.htm).

Nenhum comentário: