quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A RIDÍCULA BLINDAGEM A AÉCIO NA MÍDIA





BLINDAGEM A AÉCIO NA MÍDIA LIDERA CRÍTICAS NAS REDES

"O Hashtag #PodemosTirarSeAcharMelhor foi o tema mais comentado no Twitter desde terça-feira, quando o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef reafirmaram na CPI da Petrobras, na Câmara, que o senador tucano recebeu propina de Furnas.


O portal UOL [do grupo tucano "Folha"] alterou sua manchete principal para ocultar o nome de Aécio Neves. O jornalista Fernando Brito, do blog "Tijolaço", aponta "silêncio sepulcral" da mídia em relação ao caso e questiona: "Os jornais não vão buscar mais detalhes: quem pagava, como pagava, quem levava, quem recebia – a bufunfa? Vamos ficar no 'não vem ao caso'? Ninguém quer tomar a palavra de um bandido da cepa de Youssef como verdade, mas – ao contrário de tudo o mais que ele falou – não se vai investigar?". O termo 'Podemos tirar, se achar melhor' teve origem em março, quando a agência [norte-americana de notícias] "Reuters" vazou essa orientação em uma reportagem que citava FHC.

Do "Brasil 247"

A ocultação do nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG) das manchetes dos principais veículos da imprensa tradicional no País é o debate principal nas redes sociais desde que o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa reafirmaram, na terça-feira 25, durante sessão da CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados, que o tucano recebeu propina de Furnas.
O portal UOL  [do grupo tucano "Folha"] ganhou destaque nas críticas, por ter alterado sua manchete principal sobre o tema, ocultando os nomes de Aécio e do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, já morto. De "Youssef e Costa confirmam repasse de propinas a Aécio Neves e Sérgio Guerra", o título foi modificado para "Em CPI, Youssef e Costa citam repasse de propinas de estatais a tucanos". A foto dos dois títulos circula nas redes [ver acima].

No Twitter, a hashtag #PodemosTirarSeAcharMelhor está em primeiro lugar entre os temas discutidos na quarta-feira 26. O termo teve origem em março, quando a 
agência [norte-americana de notícias] "Reuters" deixou vazar uma reportagem com as sugestões de edição do repórter para o editor. Em um trecho do texto negativo para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso [colaborador emérito dos interesses norte-americanos], o jornalista propôs [ao editor]: "podemos tirar, se achar melhor".

No blog "Tijolaço", o jornalista Fernando Brito destacou o "silêncio sepulcral" da mídia sobre o tema:

"Youssef repete na CPI que houve propina a Aécio, mas os jornais acham que "não vem ao caso".

Fiquei procurando, em vão, menção no noticiário ao que disse Alberto Youssef sobre as propinas que pagou, segundo ele, a uma diretoria de Furnas que seria "dividida" entre José Janene, do PP, e Aécio Neves, cujo pai, Aécio Ferreira da Cunha, foi membro do Conselho de Administração da Empresa.

Nada.

Silêncio sepulcral, apesar de Youssef ter falado nisso suas vezes, segundo a "narração" do seu depoimento, feita em tempo real pelo [próprio jornal declaradamente tucano] "Estadão":

16h02: Youssef volta a confirmar o esquema de repasses na diretoria da estatal energética Furnas, que segundo ele possuía uma diretoria dividida entre Aécio Neves e José Janene;

18h12 :Deputado Jorge Solla (PT-BA) volta a questionar sobre episódio envolvendo a propina em uma diretoria de Furnas, dividida entre PP e PSDB, e também o repasse de recurso para a campanha do senador Antonio Anastasia ao governo de Minas Gerais em 2010;

18h14: Youssef confirma que mandou dinheiro para Belo Horizonte, mas diz que não sabia que era para Anastasia. O doleiro afirmou ainda que só o Jayme Careca, que entregava dinheiro para ele, saberá falar quem entregou o dinheiro;

18h15: Doleiro também confirma sua versão sobre propina em Furnas e diz que Aécio Neves (PSDB-MG) recebeu propina na estatal de energia pelo que ele ouviu na época;

19h06: "Não podemos dizer que alguém que foi aqui denunciado por Youssef, como Aécio em um esquema nebuloso de Furnas, possa, sem ser investigado, ser declarado 'inocente'", conclui o deputado Paulo Pimenta.

Não vou nem falar sobre a confirmação dos R$ 10 milhões para Sérgio Guerra e dos R$ 20 milhões para Eduardo Campos, que estão mortos e não são, por isso, mais "notícia", embora meu parco entendimento diga que, sendo dinheiro público o que se usou nesses pagamentos, é dever da Justiça procurá-lo e reavê-lo.

Mas a reiterada acusação a um senador da República, candidato a presidente e – segundo seus próprios delírios"presidente moral do Brasil" vai continuar sendo ignorada?

O ministro Gilmar não vai pedir investigações?

Os jornais não vão buscar mais detalhes: quem pagava, como pagava, quem levava, quem recebia – a bufunfa?

Vamos ficar no "não vem ao caso"?

Ninguém quer tomar a palavra de um bandido da cepa de Youssef como verdade, mas – ao contrário de tudo o mais que ele falou – não se vai investigar?

E a acusação a Pallocci, sobre a qual Youssef diz que "tem um outro réu colaborador que está falando. Eu não fiz esse repasse e assim que essa colaboração for noticiada, vocês vão saber realmente quem foi que pediu o recurso e quem repassou o recurso".

Como assim? Youssef participa das negociações de outros delatores? É combinado? Uma delação que, até ser homologada, deveria correr em absoluto sigilo, é do conhecimento do doleiro?

Será possível que o Judiciário brasileiro aceite – perdão pela palavra – esta "esculhambação"?

Houvesse um pouco de brio e Youssef estaria agora sendo interrogado sobre como obteve informações sobre delações em negociação com o Ministério Público.

Mas não há."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/194386/Blindagem-a-A%C3%A9cio-na-m%C3%ADdia-lidera-cr%C3%ADticas-nas-redes.htm).

Nenhum comentário: