sexta-feira, 21 de agosto de 2015

LULA PROCESSA "GLOBO" POR MENTIRAS SOBRE TRIPLEX




LULA PROCESSA GLOBO POR MENTIRAS SOBRE TRIPLEX

"O Ex-presidente entrou com ação contra o jornal 'O Globo' em que pede reparação por danos morais por "graves mentiras" que apontam que ele seria dono de um triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, e que o apartamento estaria ligado de alguma forma ao doleiro Alberto Youssef. "Antes da publicação, o Instituto Lula esclareceu ao jornalista que Marisa Letícia, esposa do ex-presidente, adquiriu a prestações uma cota no empreendimento e que a família do ex-presidente não tem nenhum apartamento, quanto menos um tríplex. Não foi a primeira vez que isso foi esclarecido a essse repórter e o jornal carioca optou por dar continuidade a mentira que vem repetindo desde dezembro do ano passado", diz a nota da entidade.

Do "Brasil 247"

O ex-presidente Lula foi à Justiça contra o jornal "O Globo" para pedir reparação por danos morais em razão de reportagens publicadas pelo jornal que apontam que ele seria dono de um triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, e que o apartamento estaria ligado de alguma forma ao doleiro Alberto Youssef, investigado na Lava Jato.

Em nota, o Instituto Lula acusa a publicação da família Marinho de cometer "graves mentiras", mesmo depois que a história havia sido esclarecida pela entidade. A nota ressalta a "gravidade das ilações e erros jornalísticos cometidos pelos jornalistas de O Globo" e afirma que o "mero registro burocrático" da publicação, justificando que a informação sobre o triplex teve como base declarações de vizinhos, "não compensa os danos morais causados pela veiculação de graves mentiras".

Abaixo, a íntegra da nota:

NOTA À IMPRENSA

Lula entra com ação contra O Globo por conta de mentiras sobre triplex no Guarujá

São Paulo, 19 de agosto de 2015,

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na terça-feira (18) com uma ação pedindo reparação por danos morais contra matéria publicada pelo jornal O Globo, intitulada "Dinheiro liga doleiro da Lava-Jato à obra de prédio de Lula". O diário carioca publicou no dia 12 de agosto uma reportagem na qual afirma que o ex-presidente seria dono de um apartamento triplex no Edifício Solaris, no Guarujá (SP), e que o empreendimento estaria ligado de alguma forma ao doleiro Alberto Youssef.

Antes da publicação do artigo, o Instituto Lula esclareceu ao jornalista, que Marisa Letícia, esposa do ex-presidente, adquiriu, a prestações, uma cota no empreendimento e que a família do ex-presidente não tem nenhum apartamento, quanto menos um tríplex. Não foi a primeira vez que isso foi esclarecido a esse repórter e o jornal carioca optou por dar continuidade a mentira que vem repetindo desde dezembro do ano passado.

O autor da matéria insistiu na versão mentirosa, com amplo destaque tanto na versão impressa do jornal, quanto na internet. O Instituto Lula respondeu ao Globo em nota no dia 14 "Lula não tem apartamento no Guarujá. E se tivesse?".

Em sua edição de sábado (15 de agosto), o jornal tentou justificar a atribuição da propriedade do imóvel pelo ex-presidente por informações passadas pela "vizinhança", ou seja, fez um jornalismo baseado em fofocas de corredor de prédio.

A ação demonstra que a matéria teve claro caráter difamatório e o mero registro burocrático do outro lado não compensa os danos morais causados pela veiculação de graves mentiras. Que foram criadas relações que não existem entre uma cota de empreendimento adquirida a prestações pela família do ex-presidente e Alberto Youssef, criminoso reincidente.[...]"

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/193581/Lula-processa-Globo-por-%E2%80%9Cmentiras-sobre-triplex%E2%80%9D.htm).

Nenhum comentário: