segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O ACORDO PSDB-CUNHA É O NOVO MENSALÃO TUCANO



   Hoje, temos nova edição desse já conhecido filme

Acordo com Cunha é novo mensalão-PSDB-MG 


Texto do jornalista e escritor Paulo Moreira Leite, diretor do "247" em Brasília

"A indignação diante da generosidade exibida pelo PSDB em função da denúncia de que Eduardo Cunha recebeu uma propina de US$ 5 milhões não deve iludir ninguém. Apenas demonstra que, mesmo celebrada com trombetas quando ajuda a atacar o adversário, a ética é uma planta destinada a subordinar-se às necessidades da política.

Creio que ninguém esqueceu o que se passou com o mensalão do PSDB-MG. Mais antigo do que o esquema de financiamento do PT, o esquema tucano [estranhamente] começou a ser apurado mais tarde, permitindo que a impunidade geral dos acusados fosse garantida em duas etapas. Primeiro, os réus foram separados em dois grupos -- aqueles que tinham direito a foro privilegiado, e seriam, em tese, julgados pelo STF. O segundo grupo, formado por réus sem mandato, seria julgado numa vara de primeira instância da Justiça comum. Na segunda etapa, os réus com direito a foro puderam renunciar a seus cargos e, com autorização do STF, conseguiram que o caso fosse examinado em primeira instância. Até hoje, o julgamento sequer terminou -- a juíza encarregada até se aposentou, veja só. Ninguém recebeu sentença definitiva.

No julgamento dos réus do PT, o advogado Márcio Thomas Bastos pediu que 
também fosse feito o desmembramento. Perdeu por 9 votos a 2, no mesmo plenário que fizera a separação de acusados do PSDB... 

Outro dia, o ministro Gilmar Mendes falou que era possível encontrar o DNA da Lava Jato no mensalão. Um membro do Ministério Público concordou.

Estão certos, mas pelo motivo errado. O DNA é a "seletividade".

Estabeleceu-se, em 2012, a [debochada e descarada] jurisprudência bem definida por mestre Jânio de Freitas: dois pesos, dois mensalões.

Em 2015, PSDB e as lideranças favoráveis ao impeachment querem aprovar o afastamento de Dilma Rousseff pelo mesmo caminho. Mas não podem dispensar os serviços de Eduardo Cunha, aliado fiel desde a campanha de 2014 -- foi até capaz de enfrentar Michel Temer na tentativa de levar o partido para uma aliança com Aécio Neves. As esperanças dos aliados de Cunha eram tão grandes que conseguiram plantar entre jornalistas amigos a informação, errada, de que apoio do partido a Dilma estava em risco.

O agravante é que não há prova de crime contra a presidente. Mas, contra Eduardo Cunha, há razões para imaginar que os US$ 5 milhões sejam apenas o começo.

Apesar dos apelos indignados pela moralidade, a questão não será resolvida nesse terreno, mas pelos interesses da política.

A autoridade de Eduardo Cunha fica obviamente abalada pela denúncia, mas ele está longe de ser um moribundo. Possui uma bancada que lhe deve o financiamento e o respaldo político que lhe permitiu a aquisição de seus mandatos -- e esse é um tipo de favor difícil de negar, sabemos todos.

Assegurando a Cunha todo oxigênio necessário à sobrevivência, a oposição revela a verdade sobre o projeto de impeachment: sem qualquer prova material, é um produto da baixíssima politica." 


FONTE: texto do jornalista e escritor Paulo Moreira Leite, diretor do portal "Brasil 247" em Brasília   (https://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/194006/Acordo-com-Cunha-%C3%A9-novo-mensal%C3%A3o-PSDB-MG.htm).[Trecho entre colchetes acrescentado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: