domingo, 23 de agosto de 2015

GERAÇÃO EÓLICA SUPERA HIDRELÉTRICA E TÉRMICA NO NORDESTE




GERAÇÃO EÓLICA SUPERA HIDRELÉTRICA E TÉRMICA NO NORDESTE

"Segundo levantamento do site 'Energia Mapeada', feito a partir de dados da 'Agência Nacional de Energia Elétrica' (Aneel) e 'Operador Nacional do Sistema' (ONS), mostra que a geração de energia eólica já está superando tanto a geração das térmicas como também das hidrelétricas na região Nordeste. A partir de 2016, com mais usinas sendo ativadas e, até 2018, o Nordeste terá mais de 15.000 MW de capacidade eólica instalada. O total da Região deverá ultrapassar os 27.000 MW apenas de energia limpa – eólica, hidrelétrica e solar – apenas atrás da Região Norte.

Do "Brasil 247"

Nesta época do ano, em situação normal dos reservatórios, a região Nordeste estaria gerando cerca de 6.000 MW, aproveitando cerca de 55% da capacidade total instalada na Região.

Devido ao baixo nível dos reservatórios, entretanto, a produção tem girado em torno de 2.800 MW, o que levaria o Nordeste a uma grave crise de energia, com larga utilização de usinas térmicas e grande "importação" de energia do Norte e Sudeste, que também passa por forte seca.

A região não está em colapso energético graças à geração de energia eólica, principalmente no Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. Ainda este ano, haverá forte crescimento no Piauí e Pernambuco.

Segundo levantamento do site Energia Mapeada, feito a partir de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Operador Nacional do Sistema (ONS), mostra que, com a temporada anual de ventos fortes que inicia neste mês e vai até janeiro, a geração de energia eólica já está superando tanto a geração das térmicas como também das hidrelétricas.

Segundo o engenheiro Alarico Neves, que mantém o site, não será surpresa alguma se ainda este ano o Nordeste se tornar um exportador frequente de energia para o Sudeste. No mínimo, a região se tornará autossuficiente pelo menos durante os próximos meses quando os ventos aumentam ainda mais e novas usinas eólicas entram em operação.

A partir de 2016, a situação favorável se consolida com ainda mais usinas sendo ativadas e, até 2018, o Nordeste terá mais de 15.000 MW de capacidade eólica instalada. O total da Região deverá ultrapassar os 27.000 MW apenas de energia limpa – eólica, hidrelétrica e solar – apenas atrás da Região Norte.



FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/193694/Gera%C3%A7%C3%A3o-e%C3%B3lica-supera-hidrel%C3%A9trica-e-t%C3%A9rmica-no-Nordeste.htm).

Nenhum comentário: